A direção do Gil Vicente, da I Liga de futebol, anunciou esta terça-feira que Avelino Dias da Silva será candidato à presidência do clube, nas eleições de 01 de fevereiro, liderando uma "lista de continuidade".

O empresário, de 68 anos, sócio número 48 do emblema barcelense, é irmão do presidente demissionário Francisco Dias da Silva e desempenha funções de vice-presidente do clube nos atuais órgãos sociais.

“Na sequência (...) das notícias que têm sido difundidas publicamente a respeito da incerteza quanto ao futuro do Gil Vicente, cumpre à atual direção esclarecer todos os sócios e o público em geral, que será apresentada uma lista de continuidade da atual estrutura”, informou o clube, em comunicado.

O emblema minhoto diz ainda que “a atual Direção que o Gil Vicente Futebol Clube não cairá num vazio diretivo a meio da presente época desportiva”.

As eleições antecipadas para os corpos sociais do clube surgiram após a indisponibilidade do atual presidente, Francisco Dias da Silva, em continuar no cargo, anunciada a 02 de janeiro.

Fonte do clube disse, então, à Lusa que o atual dirigente, que tinha sido reeleito em março de 2023 para um segundo mandato, invocou "motivos pessoais" para deixar a liderança do emblema de Barcelos.

Ainda assim, segundo a mesma fonte, Francisco Dias da Silva "pretende manter o seu apoio ao clube neste importante ano do centenário" e acredita que "dentro da atual direção há pessoas com perfil e qualidade para dar sequência ao projeto".

Perante esta inesperada saída, o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Gil Vicente marcou um novo ato eleitoral para 01 de fevereiro, sendo que a formalização das listas candidatas deve ser entregue nos serviços administrativos do clube até ao dia 24 de janeiro.

O sufrágio, a 1 de fevereiro, irá realizar-se entre as 10h00 e as 20h00, no estádio Cidade de Barcelos, sendo a tomada de posse dos novos corpos sociais feita logo após a contagem dos votos.