
Causou imensa polémica a validação do primeiro golo do Sporting no empate a duas bolas diante do AVS, na ronda 23 da I Liga. Numa primeira imagem, Diomande, autor do 1-0, parecia estar em fora de jogo, mas uma câmera instalada num poste de iluminação do estádio permitiu mostrar que o central estava em jogo por seis centímetros.
No final do jogo, o Benfica e FC Porto criticaram a arbitragem de Fábio Veríssimo, juiz da AF Leiria que tinha Manuel Oliveira como VAR. Os dragões questionaram a instalação de câmera de recolha de imagens num dos postes de iluminação do Estádio do Clube Desportivo das Aves.
A Sport TV, que transmitiu a partida, explicou que imagem que permitiu ver a posição regular do central leonino foi captado por uma câmera que não faz parte da transmissão do jogo. As mesmas foram instaladas para ajudar a video-arbitragem na cidade do futebol.
São câmeras de contraluz que ajudam a mostrar imagens com melhor qualidade, devido a exposição solar que prejudica a captação de imagens pelos operados de imagem da Sport TV, que batem de frente com a luz do Sol.
Esta sexta-feira, Jorge Faustino, especialista em arbitragem, explicou no programa 'Titulares' da Sport TV o porquê de haver uma câmera instalada num poste de iluminação a recolher imagens. O estádio do AVS é o único com este tipo de câmeras.
"São câmeras de apoio à tomada de decisão. Tudo o que venha a ajudar a tomar boas decisões é importante. Com a câmera de fora de jogo parecia fora de jogo, com estas câmeras [...] a decisão foi bem tomada. Este é o único estádio da 1ª Liga que necessita deste tipo de câmaras", detalhou.
O campeão Sporting empatou no dia 23 de fevereiro 2-2 na visita ao AVS, na 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, desperdiçando uma vantagem de dois golos e a possibilidade de continuar isolado na liderança do campeonato.
Na Vila das Aves, os ‘leões’ adiantaram-se no marcador com um golo do costa-marfinense Ousmane Diomande, aos oito minutos, e ampliaram a vantagem pelo sueco Viktor Gyökeres, aos 33, com o AVS a reduzir, aos 71, por Zé Luís, de penálti, e a chegar ao empate aos 90+6, por Gustavo Mendonça, numa altura em que o Sporting já estava reduzido a 10 por expulsão de Diomande, aos 78.
Com este resultado, o Sporting, que não vence há três jogos na I Liga, continua em primeiro, com 53 pontos, mas agora em igualdade com o Benfica, enquanto o AVS somou o segundo empate seguido e é 16.º, lugar do play-off de manutenção, com 20.
Comentários