A Académica recebeu e perdeu com o Estoril por 1-0, em jogo da 18.ª jornada da I Liga. Javier Balboa apontou o único golo do encontro, naquela que foi a primeira vitória do Estoril na Liga em 2014. Os Canarinhos ficam a um ponto do quarto lugar, ocupado pelo Nacional.

O Estoril não pode contar com os castigados Tiago Gomes e Sebá, substituídos no onze por Babanco e João Pedro Galvão. Do lado da Académica, Ogu era ausência, por opção de Sérgio Conceição. Ambos os treinadores tinham a ambição de vencer para chegar aos 30 pontos, fasquia considerada mínima para a manutenção na I Liga.

A Briosa entrou mais atrevida no encontro, à procura do golo logo nos primeiros minutos. Wagner, guarda-redes estorilista, teve de se aplicar para travar os remates de Marcelo Goiano e Rafael Lopes.

Halliche e Ivanildo ainda voltaram a assustaram Wagner, em dois livres muito perigosos mas viria a ser o ser o Estoril a chegar ao golo já perto do intervalo. Depois de um cruzamento de Evandro que ninguém desviou, Babanco cruzou na esquerda e encontro a cabeça de Balboa no interior da área. O desvio do equato-guineense só parou no fundo da baliza, perante a passividade da defensiva estudantil. Era o quarto golo do avançado ex-Benfica na Liga, o terceiro fora de portas.

No segundo tempo, Sérgio Conceição, treinador da Académica, tentou refrescar a equipa e apostar mais no ataque, com as entradas de Salvador Agra e Magique para os lugares de Marinho e Cleyton.

Lançado no ataque, à procura do empate, a Académica abriu espaços na defesa, aproveitados pelo Estoril para criar perigo em lances de contra-ataque. Carlitos poderia ter feito o segundo aos 55, após passe Balboa, mas o remate saiu por cima.

A resposta estudantil, de Halliche e Salvador Agra, morreram nas mãos do guarda-redes Wagner, que mostrou segurança em Coimbra e impediu a Briosa de chegar ao empate. Os Estudantes até chegaram a colocar a bola no fundo da baliza aos 68 minutos mas o árbitro assinalou fora-de-jogo.

A Académica perdeu assim pela primeira vez em 2014 para a Liga e perde também a possibilidade de igualar o melhor registo da época. A Briosa fica assim a oito pontos dos lugares europeus. Destaque para a expulsão de Sérgio Conceição do banco da Académica.

Já o Estoril somou o primeiro triunfo na Liga em 2014, repetindo o triunfo alcançado em Coimbra na época passada. Os Canarinhos ficam a um ponto do Nacional, quarto colocado com 31 pontos.

Na próxima ronda o Estoril recebe o Braga enquanto a Académica defronta o Belenenses.