Poucos clubes se podem gabar de ter feito frente ao tricampeão FC Porto nos últimos anos como o Gil Vicente. O Estádio Adelino Ribeiro Novo, em Barcelos, é um autêntico “terreno minado” para os dragões, no qual escorregaram nas três últimas visitas.

O tricampeão nacional registou dois empates e uma derrota, curiosamente a única no consulado de dois anos de Vítor Pereira. Com efeito, em 2012/13 o FC Porto não foi além de um nulo e na época anterior saiu mesmo derrotado por 3-1, tendo o único golo azul sido marcado por Silvestre Varela. Esse desaire no dia 29 de janeiro de 2012 acabaria por ser histórico, não só pela contestação à polémica arbitragem de Bruno Paixão, mas porque foi a única mancha de duas épocas praticamente perfeitas na Liga.

Entretanto, ocorreu ainda um outro empate (2-2) para a Taça da Liga, em 2010/11, que acabaria por contribuir para a eliminação portista na fase de grupos da competição.

Voltando ao campeonato nacional, o derradeiro triunfo portista aconteceu no longínquo ano de 2005, devido também à passagem de seis temporadas dos gilistas pela II Liga. Em 2005/06, o FC Porto venceu por 1-0, com um golo de Lucho Gonzalez, numa equipa azul e branca onde figuravam nomes ilustres, como Vítor Baía, Pepe, Bosingwa ou Lisandro Lopez. É também de realçar a presença no onze portista de Ricardo Quaresma - o único que integra o atual plantel (Helton era suplente) - e César Peixoto, um jogador que hoje veste a camisola do Gil Vicente.

Enquadrando os últimos jogos no histórico iniciado em 1991 entre as duas equipas, o saldo de 16 partidas é ainda assim favorável aos dragões, com nove vitórias, três empates e quatro desaires. Quanto aos golos, o mesmo panorama: 16-28 a favor do FC Porto.

Para situar o grau de dificuldade do terreno gilista para o FC Porto, este está ao nível do Estádio da Luz, onde também não ganhou nas últimas três deslocações, e apenas atrás do Estádio José Alvalade, que tem sido uma fortaleza inexpugnável nos derradeiros sete anos.

Caso não perca este domingo com o FC Porto, o Gil Vicente conseguirá mesmo a melhor sequência da sua história diante dos dragões, com três épocas seguidas sem perder para a Liga. O atual registo havia já sido alcançado 1999/00 e 2000/01 (uma vitória e um empate).

O Gil Vicente-FC Porto realiza-se este domingo, às 19h15, no Estádio Adelino Ribeiro Novo.