O Sporting venceu, esta sexta feira, o Rio Ave por 1-0 em encontro da 10.ª jornada do campeonato português, disputado em Vila do Conde. O avançado holandês Bas Dost marcou o único golo, a cinco minutos para os 90.

O treinador leonino lançou a mesma equipa inicial que utilizou na goleada diante do Desportivo de Chaves em Alvalade no fim de semana passado. Jorge Jesus voltou a apostar em Podence, relegando Battaglia para o banco de suplentes.

Apesar da derrota, a equipa da casa fez a vida difícil aos Leões. Muita pressão no meio-campo, com os visitantes a tentarem ‘furar’ com passes mais rasgados.

Destaque para dois lances perto da meia hora. Primeiro com Acuña a aproveitar da melhor forma uma perda de bola de Pelé e a rematar, mas a bola saiu ligeiramente por cima. Logo de seguida surgiu o melhor momento da primeira parte, com Rui Patrício a impedir o golo do Rio Ave após cabeceamento de João Novais.

Jorge Jesus foi obrigado a mexer na equipa depois da lesão inesperada de Mathieu. O central ficou caído no relvado e pediu assistência da equipa médica.

Aos 39 minutos, o árbitro Jorge Sousa ‘travou’ um ataque do Sporting, comandado por Gelson Martins, tendo ficado muitas dúvidas quanto ao fora de jogo assinalado pelo árbitro do Porto.

No segundo tempo, Jorge Jesus reforçou o meio-campo com Battaglia para o lugar de Podence, deixando Bas Dost no ataque.

Rui Patrício voltou a brilhar com outra grande defesa num remate de Barreto, socando a bola para canto depois de um ‘voo’ espetacular.

Perto do minuto 70, os adeptos leoninos festejaram o golo de Bruno Fernandes, mas o lance foi anulado posteriormente pelo VAR. Bas Dost assistiu Bruno Fernandes, este atirou para o fundo das redes, batendo Cássio. Mas Jorge Sousa recorreu ao vídeo-árbitro e anulou por fora-de-jogo.

Bas Dost voltou a salvar a equipa de Alvalade ao marcar, quando faltavam cinco minutos para os 90. Battaglia na esquerda a cruzar, Bas Dost cabeceou para a baliza, ainda acertou no poste, mas a bola acabou mesmo por entrar, conseguindo assim, à segunda, a vantagem para os verdes e brancos.

Com esta vitória, o Sporting sobe provisoriamente à liderança da I Liga, ficando à mercê do que fará amanhã o FC Porto no Estádio do Bessa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.