O Sporting venceu esta segunda-feira o Desportivo de Chaves por 2-1 no jogo que fechou a 26ª jornada e conseguiu reduzir a desvantagem para o líder FC Porto para cinco pontos. Bas Dost regressou à competição e foi determinante no triunfo leonino na deslocação a Trás-os-Montes ao marcar dois golos. Platiny ainda reduziu de grande penalidade, mas não evitou a segunda derrota consecutiva do Desportivo de Chaves.

No regresso à competição para o campeonato nacional após o triunfo na Liga Europa, diante do Viktória Plzen por 2-0 na primeira mão dos oitavos de final, o Sporting apresentou-se em Chaves com algumas alterações no onze titular. Jorge Jesus deixou Bas Dost no banco de suplentes e apostou num meio-campo constituído por William Carvalho e Misic com Bryan Ruiz e Montero no ataque. Na defesa, o técnico leonino apostou em Bruno César no lado esquerdo e em Battaglia na posição de lateral direito.

A jogar em casa, a formação comandada por Luís Castro apresentou-se na máxima força e cedo mostrou que queria discutir o resultado com um dos candidatos ao título. Logo aos 6' minutos de jogo, Davidson com um remate à entrada da área mostrou que tinha 'licença para rematar'. O primeiro sinal de perigo no jogo do Desportivo de Chaves estava dado, mas nem por isso a equipa de Jorge Jesus mostrou sinais de inverter a tendência de jogo. Aos 11' minutos, William teve uma ocasião soberana para abrir o marcador, mas o avançado flaviense 'esbarrou' numa 'muralha' chamada Rui Patrício. O guardião leonino foi determinante na sua intervenção ao negar um golo a William e garantir a igualdade no marcador.

Aos 14' minutos, Bruno César lesionou-se e obrigou Jorge Jesus a fazer a primeira substituição do jogo com a entrada de Lumor. A reação do Sporting demorou a surgir, e só aos 32' minutos é que o Desportivo de Chaves sentiu algum 'aperto' na área do guarda-redes Ricardo numa jogada em que Nuno André Coelho comprometeu os seus companheiros e permitiu a Montero um lance de perigo que Gelson Martins não conseguiu concretizar após assistência de Rúben Ribeiro. Ricardo, atento à jogada, saiu dos postes e com uma grande defesa negou o golo ao extremo leonino.

Antes do intervalo, ambas equipas tiveram uma ocasião de golo, mas o marcador ficou-se pelo 0-0 ao fim dos primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, o Sporting apresentou-se mais pressionante e com índices de confiança mais altos. O Desportivo de Chaves continuou a explorar o contra-ataque e a criar alguns lances de perigo, mas sem consequências práticas. A equipa de Alvalade dispôs do primeiro lance de perigo na etapa complementar, mas o remate cruzado de Rúben Ribeiro acabou por sair ao lado da baliza de Ricardo.

O Desportivo de Chaves reagiu através de uma bola parada e na sequência de um pontapé de canto a bola sobra para Nuno André Coelho que atira ao segundo poste para uma boa defesa de Rui Patrício.

Com o jogo empatado a 0-0, Jorge Jesus decidiu lançar Bas Dost no jogo e tirar Misic. O avançado holandês deu mais profundidade ao ataque leonino e não precisou de muito tempo em campo para regressar aos golos. Depois de um bom drible de Rúben Ribeiro no lado esquerdo do ataque do Sporting, o número 7 dos 'leões' consegue cruzar ao segundo poste onde surgiu Bas Dost para desviar de cabeça para o fundo das redes.

A perder por 1-0, o Desportivo de Chaves acusou o golo e permitiu ao Sporting um maior domínio de jogo. Aos 65' minutos, Battaglia surge sozinho na área flaviense, mas o remate do argentino acaba por ser cortado por um defesa e sai para fora.

Aos 86' minutos, o Sporting ampliou a vantagem por intermédio de Bas Dost na sequência de uma recuperação de bola de Battaglia. O argentino assistiu o avançado holandês, que no centro da área não precisou de muito espaço para bater Ricardo e bisar no jogo.

Antes do apito final, o Desportivo de Chaves ainda reduziu aos 91' minutos por intermédio de Platiny na conversão de uma grande penalidade, mas o triunfo do Sporting já não seria colocado em causa.

Com este resultado, o Sporting aproximou-se do FC Porto e manteve a distância de três pontos para o segundo classificado Benfica. Já o Desportivo de Chaves somou a segunda derrota consecutiva e é sexto classificado, com os mesmos 36 pontos de Boavista e Marítimo.