Beira-Mar e Nacional empataram hoje 2-2, num jogo em que os aveirenses estiveram por duas vezes em vantagem, a contar para a 23ª jornada da I liga de futebol, disputado no Estádio Municipal de Aveiro.

O clube de Aveiro, que já não vence há onze jogos para o campeonato, desperdiçou a oportunidade de deixar o último lugar da classificação e de alcançar o primeiro triunfo com Costinha no comando técnico da equipa.

Já o Nacional procurou correr atrás da desvantagem, numa partida em que Manuel Machado teve seis baixas importantes: Róndon e Jota, castigados, Manuel da Costa, com um processo disciplinar, e Diego Barcellos, que se juntou a Revson e Skolnik na lista de lesionados.

O Beira-Mar entrou mais aguerrido e abriu as contas do marcador aos 07 minutos, num golo do médio Rúben Ribeiro, que respondeu da melhor forma a um cruzamento de Hélder Lopes e colocou os aveirenses em vantagem.

Os comandados de Costinha foram mais dominadores e estiveram mais próximos de ampliar o resultado do que a formação visitante de chegar ao empate, com os insulares a realizarem uma primeira parte desinspirada e algo apática.

Já perto do intervalo, o conjunto madeirense ficou a queixar-se de uma mão na área do defesa Mexer, parecendo ficar por assinalar uma grande penalidade a beneficiar a equipa da casa, mas o árbitro Luís Ferreira nada assinalou.

No último minuto da primeira parte, Yazalde esteve próximo de dilatar o resultado, ao surgir isolado diante Gottardi, obrigando o guardião do Nacional a uma defesa aparatosa, sacudindo para fora.

No segundo tempo, Manuel Machado procurou equilibrar a partida, fazendo entrar João Aurélio e Campos e o Nacional conseguiu chegar ao golo, num lance infeliz do defesa Pedro Moreira, que permitiu que Mateus surgisse isolado e apontasse o 1-1, aos 54 minutos.

O Beira-Mar não tardou a reagir e, em contra-ataque, conseguiu repor a vantagem em Aveiro, ao minuto 61, numa jogada em que Yazalde cruzou para Abel Camará, que empurrou para o fundo das redes dos visitantes.

O Nacional não desistiu e, aos 69 minutos, Mateus esteve novamente em evidência ao rematar à barra da baliza à guarda de Rui Rego, deixando antever que o conjunto insular pretendia discutir o resultado até ao fim.

Aos 73 minutos, a formação visitante ficou reduzida a dez elementos por expulsão de Moreno, que viu cartão vermelho direto por falta sobre o avançado Serginho, num lance que deixou muitas dúvidas.

O golo do empate aconteceu ao minuto 80, novamente por Mateus, uma das figuras do encontro, que marcou de cabeça, na sequência de um pontapé livre apontado por Claudemir, fixando o marcador no 2-2 final e ditando a divisão de pontos.

Com este resultado, o Beira-Mar permanece na última posição da prova, com 17 pontos, enquanto o Nacional ocupa a nona posição com 28.