A equipa de futebol do Belenenses iniciou hoje a preparação para a temporada 2018/19, com a realização de exames médicos e testes físicos, e com o objetivo de melhorar o desempenho na I Liga portuguesa.

No primeiro dia da nova época, o plantel dos ‘azuis' foi dividido em dois grupos, sendo que Tiago Caeiro, Licá, Fredy, Maurides, Mika, Jonatan Lucca, Ljujic, Kikas, Tiago Esgaio e Danny Henriques fizeram avaliações físicas na Faculdade de Motricidade Humana, em Oeiras.

Já os restantes elementos do plantel realizaram exames médicos no Centro de Medicina Desportiva de Lisboa, sendo que, na quinta-feira, os futebolistas serão novamente ‘divididos’ entre os dois locais.

Após o 12.º lugar no último campeonato, o treinador Silas apontou como objetivo "fazer melhor" em 2018/19.

"A expetativa é sempre de fazer melhor. Enquanto equipa técnica, temos a vantagem de termos feito experiências em jogos que valiam pontos e agora vamos ter uma pré-época em que podemos fazer mais experiências em jogos que não vão custar pontos."

O técnico avaliou os novos ‘recrutas' Mika, Lucca e Ljujic, considerando que "vão trazer alternativas" que não havia na temporada passada e admitiu que os próximos reforços terão o mesmo perfil, ou seja "jogadores mais versáteis".

"Procuramos jogadores que possam fazer várias posições, porque gostamos de alterar o sistema até durante o próprio jogo. A Liga vai ser ainda mais complicada do que no ano passado, portanto temos de ter um plantel ainda mais competitivo", manifestou aos jornalistas.

Silas comentou ainda a probabilidade, cada vez mais forte, de o Belenenses não continuar a jogar no Estádio do Restelo, algo que, frisou, será "mau para todos".

"É mau para nós, para os adeptos, para o clube e para os jogadores. É diferente jogar no Restelo. O Restelo é o Restelo, é a casa do Belenenses. Os primeiros tempos, até nos adaptarmos, será um ponto contra, mas será uma questão de hábito", referiu.

Já Fredy, um dos atletas mais experientes do elenco dos ‘azuis', alinhou pelo diapasão do treinador e admitiu que esta situação não será positiva para a equipa.

"Esse caso está entregue ao presidente e confiamos que ele irá tomar a melhor decisão para nós. É complicado. Fico triste se isso acontecer. Sou do Belenenses e vou àquele estádio desde os quatro anos de idade", disse.

O primeiro treino do Belenenses está marcado para dia 2 de julho, a partir das 10h00, no Estádio Nacional, em Oeiras.

Mais tarde, o conjunto de Belém vai realizar um estágio em Lousada, entre 9 e 14 de julho, não sendo ainda conhecidos os adversários que vai defrontar na preparação para a nova época.