O Belenenses SAD tornou público o comunicado que enviou à Liga Portugal em que solicita a repetição do jogo frente ao Benfica.
Consideram os azuis que o resultado do jogo não poderá ser homologado, mostrando-se disponível para acertar uma nova data para o encontro.
O clube liderado por Rui Pedro Soares interpreta que ao abrigo do art. 45º, n.º 4 do Regulamento das Competições Organizadas pela Liga Portugal dispõe que "quando o jogo tiver sido dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, o resultado que o mesmo registe não será homologado, sendo designado novo jogo pela Liga Portugal, salvo nos casos expressamente previstos nos regulamentos".
E por isso consequentemente "a Liga Portugal não deve homologar o resultado do Jogo."
Veja o comunicado
"À Liga Portuguesa de Futebol Profissional
Oeiras, 29 de novembro de 2021
Assunto: jogo Belenenses SAD – Benfica, realizado no dia 27 de novembro corrente (o Jogo); art. 45º, n.º 4 do Regulamento das Competições; designação de novo jogo.
Exmo. Senhor Presidente da Liga Portugal,
Tendo a Belenenses SAD recebido, esta manhã, o relatório do Árbitro do Jogo, verifica-se que o Árbitro deu "(…) o jogo por terminado por inferioridade numérica da equipa visitada, no decorrer do minuto 3 do 2º tempo, (…)".
O art. 45º, n.º 4 do Regulamento das Competições Organizadas pela Liga Portugal dispõe que "quando o jogo tiver sido dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, o resultado que o mesmo registe não será homologado, sendo designado novo jogo pela Liga Portugal, salvo nos casos expressamente previstos nos regulamentos".
O Jogo foi dado por findo pelo Árbitro antes do termo do tempo regulamentar.
Os regulamentos não preveem expressamente o caso de um jogo ser dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, ou seja, não preveem o que deve acontecer nesse caso.
Consequentemente, a Liga Portugal não deve homologar o resultado do Jogo, devendo designar novo jogo, ficando a Belenenses SAD disponível para acertar a data do novo jogo nos termos dos regulamentos e dos calendários de ambas as equipas.
Com os melhores cumprimentos
O Conselho de Administração,".
Recorde-se que o encontro do último sábado entre o Belenenses SAD e o Benfica terminou aos 48 minutos, por os 'azuis' terem ficado sem o número mínimo de futebolistas, depois de ter começado apenas com nove, devido a um surto de covid-19.
Depois de terem entrado com apenas nove jogadores para o início da partida da 12.ª jornada, os 'azuis' recomeçaram com apenas sete após o intervalo, com a lesão de um elemento a obrigar ao fim do encontro.
Aquando do final antecipado, o Benfica vencia por 7-0, com golos de Kau (01 minuto), na própria baliza, Seferovic (14 e 39, de grande penalidade), Weigl (27), Darwin (32, 34 e 45), naquele que foi o jogo 600 de Jorge Jesus na I Liga.
Comentários