O Belenenses SAD venceu hoje por 2-0 na deslocação ao terreno do Aves, em jogo da 25.ª jornada, com a equipa de Petit a continuar numa série de bons resultados no campeonato. Os 'azuis' inauguraram o marcador aos 11 minutos, num autogolo do guarda-redes Fábio Szymonek, com Silvestre Varela a aumentar a vantagem aos 39'.

O Belenenses SAD entrou melhor na partida e aos 8 minutos um remate de André Santos desviou num jogador do Aves e deixou Silvestre Varela na cara de Szymonek, mas o guardião evitou o golo.

O guarda-redes do Aves acabou por ser infeliz pouco depois, no lance que deu o 1-0 aos 'azuis': cruzamento de Nilton Varela do lado esquerdo e Marco Matias, de primeira, atirou ao poste, com a bola a ricochetear nas costas de Szymonek e a entrar na baliza avense. O golo foi atribuído pela Liga ao guarda-redes brasileiro.

A equipa de Nuno Manta Santos tentou reagir num livre potente de Pedro Delgado (17'), mas a bola atingiu o rosto de André Santos, que teve de ser assistido. Aos 33', na sequência de um canto, Ricardo Mangas apareceu em boa posição a cabecear à vontade, mas ao lado da baliza.

Acabou por ser o Belenenses SAD a chegar ao 2-0, num belo golo de Silvestre Varela, que até começou por dominar mal a bola, rodando depois sobre um adversário e rematando de fora da grande área, em arco, para o fundo das redes.

Já perto do intervalo, os jogadores do Aves queixaram-se de uma suposta mão na bola de Nilton, após cabeceamento de Pedro Delgado, mas João Pinheiro mandou seguir.

A segunde parte começou com duas alterações no lado dos avenses (saíram Afonso Figueiredo e Pedro Delgado e entraram Zidane Banjaqui e José Varela), mas o 'lanterna vermelha' continuava a não encontrar o caminho do golo. Aos 47' Mohammadi desviou na área com perigo, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

Esteve mais perto o Belenenses SAD de sentenciar a partida, com Cassierra a cabecear forte para uma bela intervenção de Szymonek. O avançado colombiano voltou a protagonizar nova jogada de perigo aos 63', a ganhar o duelo a Diakhité e a rematar forte, com a bola a desviar em Buatu e a sair pela linha de fundo.

Apesar da pressão alta dos avenses na reta final, os 'azuis' conseguiram gerir a vantagem com relativa tranquilidade e sair da Vila das Aves com os três pontos. Com este resultado, o Belenenses SAD, que somou o quinto jogo consecutivo sem perder (três vitórias e dois empates), está em 13.º lugar, com 29 pontos, enquanto o Aves, que somou a quarta derrota seguida, é último com apenas 13 pontos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.