E de repente, em dois jogos, o Benfica ganhou um fôlego extra para o que resta da temporada. A saída digna da Champions, após o empate a três bolas frente ao Liverpool e o triunfo frente ao Sporting na última jornada trouxeram certamente outra motivação para os quatro jogos que faltam jogar na I Liga.

Ainda por cima, face à derrapagem do Sporting, as águias ainda acalentam esperanças, embora remotas, de chegar ao segundo lugar que dá acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões. O Sporting soma 73 pontos e o Benfica 67.

Momento das equipas

Antes do Sporting entrar em campo na segunda-feira no estádio do Bessa para defrontar o Boavista, o Benfica recebe o Famalicão no estádio da Luz.

Os encarnados vão tentar somar a terceira vitória consecutiva no campeonato, depois do triunfo frente a leões (2-0) e Belenenses SAD (1-1) algo que ainda não foi conseguido desde que Nélson Veríssimo assumiu o comando técnico das águias.

Já o Famalicão ainda não tem a manutenção assegurada, ocupando o 13.º posto da I Liga. O emblema minhoto não sabe o que é vencer há 6 jogos, depois de ter somado três empates e três derrotas, sofrendo golos nas últimas quatro partidas. As últimas deslocações dos famalicenses também não têm sido felizes, já que em nove jogos o emblema orientado por Rui Pedro Silva não somou qualquer vitória. Por outro lado, os encarnados venceram os últimos três jogos realizado em casa na I Liga.

Histórico

No que diz respeito ao confronto histórico entre os dois emblemas, em 21 jogos o Benfica impôs-se com 17 vitórias, contra três empates e apenas um triunfo do Famalicão. Em jogos em casa, para o campeonato português, o Benfica venceu os oito confrontos, apontando 28 golos e sofrendo apenas cinco. A maior vitória dos encarnados frente ao conjunto minhoto ocorreu na temporada de 93/94, depois de 'goleada das antigas' por 8-0.

Na 1.ª volta, o Benfica venceu o Famalicão fora de portas por 4-1, com um hat-trick de Darwin e um tento de Rafa Silva. Bruno Rodrigues marcou o golo dos minhotos (25´). Em 20/21, o Benfica venceu o Famalicão por 2-0, com golos de Darwin Néñez e Nicolás Otamendi (7´).

Jogadores disponíveis

Rui Pedro Silva admitiu que tem vários jogadores em dúvida para esta partida, incluindo Ivo Rodrigues e João Carlos Teixeira, e sabe que não pode contar com os castigados Diogo Figueiras e Gustavo Assunção, além dos lesionados David Tavares, Iván Jaime e Rúben Lima. Em sentido inverso, o central Riccieli, que cumpriu castigo na última partida, no empate (2-2) na receção ao Gil Vicente, regressa às opções para este desafio.

Do lado do Benfica, Nélson Veríssimo confirmou que Rafa continua fora das opções na equipa encarnada, devido a uma lesão muscular.

Declarações dos treinadores

Nélson Veríssimo, treinador do Benfica: “Estávamos a nove pontos do Sporting, agora estamos a seis. Continuamos a não depender só de nós para chegar à segunda posição. Sabemos que é complicado, mas é possível. Temos de estar a um nível muito grande para conseguir isso”

Rui Pedro Silva, treinador do Famalicão: "Marcaram três golos em Liverpool e foram ganhar ao Sporting em Alvalade. É uma equipa evoluída taticamente, que sabemos que vai surgir ofensiva e a querer dominar o jogo. Mas temos a nossas estratégias para travar o adversário"

Arbitragem

António Nobre vai estar no Benfica-Famalicão, marcado para as 18h00 de sábado, 23 de abril. Será auxiliado por Pedro Ribeiro e Nélson Pereira. O 4.º árbitro é Hugo Silva, Luís Ferreira é o VAR e Sérgio Jesus o AVAR.