Os dois primeiros meses de 2019 vão ser 'sufocantes' para o Benfica. A equipa de Bruno Lage continua em todas as frentes - campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa -, o que significa que irá jogar praticamente duas vezes por semana até ao final de fevereiro.

Este ciclo 'infernal' arrancou logo a 2 de janeiro, com a visita ao Portimonense (derrota por 2-0), partida que, de resto, ditou a saída de Rui Vitória do comando técnico dos 'encarnados'. Seguiu-se a receção ao Rio Ave (vitória por 4-2), quatro dias depois, que marcou a estreia de Bruno Lage no banco de suplentes, então como treinador interino; a deslocação aos Açores para defrontar o Santa Clara (triunfo por 2-0), na última sexta-feira, e o primeiro de dois compromissos em Guimarães, esta terça-feira, para a Taça de Portugal, onde as 'águias' garantiram a passagem às meias-finais.

Esta sexta-feira (dia 18), o Benfica volta a jogar no Estádio D. Afonso Henriques, desta vez para a 18.ª jornada do campeonato, e mantém-se no Minho para disputar o clássico com o FC Porto para as meias-finais da Taça da Liga, em Braga (dia 22) e, em caso de triunfo, a final da prova, no mesmo palco (dia 26). Depois, as 'águias' voltam a jogar a meio da semana - recebem o Boavista no dia 30 (quarta-feira), com o dérbi em Alvalade a acontecer no fim de semana de 2 e 3 de fevereiro (ainda sem data e hora).

De referir que no meio de tantos jogos, há a possibilidade de haver três dérbis em apenas 12 dias. Isto porque, para além do jogo para o campeonato, podem confirmar-se mais dois. Se o Sporting vencer o Feirense nos 'quartos' da Taça, os rivais marcam encontro para 5 ou 6 de fevereiro. E na Taça da Liga, se 'leões' e 'águias' chegarem à final, têm frente a frente marcado para 26 de janeiro.

No fim de semana de 9 e 10 de fevereiro, o Benfica recebe o Nacional antes de fazer uma longa viagem de avião até à Turquia (dia 14), para defrontar o Galatasaray na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, sendo que a segunda mão terá lugar na semana seguinte, no Estádio da Luz. Pelo meio há uma deslocação ao reduto do Desportivo das Aves (16/17).

O mês termina com a receção ao Chaves (dia 23/24), sendo que depois os 'encarnados vão ter uma semana para 'respirar', precisamente antes da deslocação ao Dragão (3/4 de março), num jogo que poderá ser decisivo para as contas do título - o Benfica tem neste momento cinco pontos de desvantagem para o FC Porto.

Questionado sobre esta sobrecarga de jogos, após o triunfo sobre o Vitória de Guimarães, Bruno Lage não se deixa assustar. "É muito aliciante. Tem sido a minha vida enquanto assistente do Carvalhal, preparar jogos assim. Estou completamente à vontade, foi a minha vida durante três anos numa equipa técnica muito competente, fizemos um grande trabalho em Inglaterra. Fazíamos isso na equipa B, fazemos agora na A", revelou o novo treinador do Benfica.