O bicampeão em título Benfica, anfitrião Nacional, e o Sporting, que se desloca a Braga, discutem hoje, à distância, o título nacional de futebol, com os ‘encarnados’ a partirem dois pontos à frente.

Para a 34.ª e última jornada, com jogos marcados para as 17:00, a formação comandada por Rui Vitória só precisa de ganhar, enquanto a equipa de Jorge Jesus necessita de vencer e ainda que as ‘águias’ não vençam.

Em termos estatísticos e de história, o Benfica tem tudo a seu favor, nomeadamente o facto de nunca ter desperdiçado a liderança na última ronda, o que só aconteceu, aliás, ao Belenenses, na longínqua temporada de 1954/55.

Na presente temporada, os ‘encarnados’ só perderam pontos em casa com os outros ‘grandes’ (0-3 com o Sporting e 1-2 com o FC Porto) e segue num ciclo de 11 triunfos consecutivos, após o desaire com os portistas, e 19 vitórias em 20 jogos.

Por seu lado, o Sporting ganhou os derradeiros oito encontros, a seguir ao desaire caseiro com o Benfica, por 1-0, que lhe custou a perda da liderança.

O Benfica procura o seu 35.º título e o primeiro ‘tri’ desde 1976/77, enquanto Sporting tenta acabar com uma ‘seca’ que já dura desde 2001/2002.

Além dos dois encontros em que se discute o título, realiza-se ainda a receção do Moreirense ao Marítimo, num jogo apenas para cumprir calendário.

Programa e resultados da 34.ª jornada da Liga:

FC Porto – Boavista, 4-0.

Arouca – Vitória de Guimarães, 2-2.

Tondela – Académica, 2-0.

Vitória de Setúbal – Paços de Ferreira, 0-0.

União da Madeira – Rio Ave, 1-2.

Belenenses – Estoril-Praia, 2-1.

- Domingo, 15 mai:

Moreirense – Marítimo, 15:00.

Benfica – Nacional, 17:00 (Benfica TV).

Sporting de Braga – Sporting (Sport TV).