O Benfica falhou hoje a oportunidade de regressar ao comando da I Liga de futebol, ao ceder um empate 2-2 em Coimbra com a Académica, permitindo ao campeão FC Porto assumir a liderança.

Num encontro marcado por três grandes penalidades, duas para a Académica, convertidas por Salim Cisse e por Wilson Eduardo, e uma para o Benfica, anotada por Cardozo, valeu aos "encarnados" a estreia do ex-bracarense Lima, que ainda minimizou os estragos aos 86, quando repôs a igualdade no marcador.

Este empate, permitiu ao FC Porto isolar-se no comando da prova, depois de os "dragões" terem recebido goleado no sábado o Beira-Mar por 4-0, num encontro em que se evidenciou o colombiano Jackson Martinez, ao marcar o primeiro golo dos "azuis e brancos" através de um pontapé acrobático e que deixa os nortenhos com dois pontos de vantagem para o Benfica.

Depois de dois jogos consecutivos a perder por 2-0, um para a Liga e outro para a Liga dos Campeões, o Sporting de Braga regressou hoje aos triunfos e por um claro 4-1 sobre o Rio Ave, um resultado que lhe permite ascender ao terceiro posto da classificação com sete pontos, menos três do que o comandante e menos um do que o Benfica.

Dos restantes jogos, realce para o que foi disputado hoje no Funchal, em que o Nacional desperdiçou uma vantagem de dois golos e permitiu ao Paços de Ferreira sair da Madeira com um ponto, depois de Cícero, no terceiro minuto de compensações, ter empatado a partida a 3-3.

O empate permitiu aos "alvinegros" abandonar o último posto, deixando a "lanterna vermelha para o Beira-Mar.

A ronda, que se iniciou na sexta-feira com o triunfo do Vitória de Guimarães em casa do Moreirense por 1-0, apenas se completa na segunda-feira com o Estoril-Marítimo e o Sporting-Gil Vicente, um encontro em que o treinador "leonino", Ricardo Sá Pinto, terá obrigatoriamente de vencer para poder dar alguma tranquilidade ao seu plantel e não deixar fugir os seus mais diretos oponentes.