Um dos jovens futebolistas seleccionados para integrarem a segunda edição do Football-Cracks, um "reality show" apadrinhado pelos ex-jogadores Zidane e Francescoli, vai ser premiado com um pré-estágio com a equipa de juniores do Benfica.

A revelação foi feita hoje pelo director do Centro de Formação do Benfica, Armando Carneiro, na apresentação pública de uma parceria com a Football Cracks, em que participam 18 jogadores seleccionados em diversos clubes portugueses que apostam na formação.

«O que o Benfica fez foi a divulgação em Portugal do projecto, em que o Benfica, como prémio, vai receber, não o vencedor da Football Cracks - porque esse já tem o prémio de jogar na melhor Liga do Mundo [Liga espanhola], o slogan que apregoam –, mas outro jogador que terá a possibilidade de fazer um pré-estágio com a nossa equipa B, que neste momento são os juniores», disse.

Como salientou o espanhol Miguel Menéndez, director da Football Cracks, aos concorrentes não basta serem bons jogadores tecnicamente para triunfarem neste concurso, que, segundo afirma a empresa espanhola, é visto por cerca de 116 milhões de telespectadores distribuídos por mais de 70 televisões de todo o Mundo.

«Um bom jogador de futebol, não é o que melhor joga tecnicamente, mas o que é mais completo, mais forte mentalmente, com maior capacidade de esforço, de sacrificio e que se relaciona melhor com as outras pessoas, com o grupo e com o clube», disse.

Miguel Menendez disse existirem «muitos factores que decidem o êxito ou o fracasso de um jogador de futebol».

«Estamos fartos de ver jovens de 15/16 anos que são brilhantes tecnicamente, mas que nunca chegam a ser jogadores de futebol profissional, porque lhes falta algo mais», acrescentou Miguel Menéndez, deixando claro que são também estas qualidades que se procuram neste concurso.

Se o projecto Football Cracks é apadrinhado por Zidane e Francescoli, os jogadores portugueses que participam no concurso também contaram com dois "padrinhos" que passaram pela formação do Benfica e que marcaram presença na conferência de imprensa: Roderick Miranda e Fernando Chalana.

«Isto é uma das últimas oportunidades que os jogadores que querem ser profissionais têm», disse Fernando Chalana, enquanto Roderick Miranda salientou a importância de participar no concurso, mesmo para os jovens que não ganham nenhum prémio: «Este reality show vai ser óptimo mesmo para quem não ganha, porque há muitos clubes que estão a ver. É uma janela espectacular para os jovens que não têm uma oportunidade à primeira».