Na passada semana, a Liga de Clubes decidiu suspender o campeonato nacional devido à pandemia de Covid-19. Estão agora em cima da mesa quatro cenários possíveis quanto ao desfecho da I Liga.

A primeira opção será sempre a de o campeonato ser jogado até ao final e o campeão, bem como os clubes que descem e sobem de divisão, serem encontrados de forma normal. A segunda alternativa prevê que o campeão nacional, as subidas e descidas sejam decididos através de vários play-offs.

A terceira possibilidade é que o campeonato seja dado como terminado, mas não seja decretado nenhum campeão. A quarta e última opção é que o campeonato seja também dado como terminado, mas que o campeão seja declarado o clube que estava em primeiro lugar da tabela no momento em que foi decretada a suspensão.

Com o destino do campeonato nacional ainda por traçar, o Benfica tem consultado apoio jurídico e, segundo escreve o jornal desportivo 'Record', já recebeu dois pareceres distintos.

Uma das opiniões facultados ao clube da Luz considera que, caso o campeonato seja efetivamente dado como terminado, o vencedor do campeonato deve ser o clube que liderava a tabela no final da primeira volta, ou seja, o próprio Benfica.

No entanto, há ainda quem defenda que, caso não sejam realizados mais jogos, não deve ser atribuído qualquer vencedor da prova.

A Comissão Permanente de Calendários da Liga de Clubes tem também reunião marcada para amanhã, através de videoconferência, mas não é expectável que seja anunciada qualquer decisão. Todas as possibilidades devem ser abordadas, mas a Liga deve esperar pelo parecer da UEFA.