O Benfica pode recuperar hoje a liderança isolada da I Liga da futebol se vencer, na Luz (20:00), o Tondela, último classificado e com aflitivas hipóteses de permanência, no jogo que encerra a 26.ª jornada.

O técnico Rui Vitória, que alertou, durante a antevisão à partida, para a “qualidade” do adversário, tem uma equipa motivada, pela possibilidade de recuperar a liderança e pelas 11 vitórias nos últimos 12 jogos (apenas perdeu com o FC Porto), a última em Alvalade.

Face ao lanterna-vermelha, os ‘encarnados’ não podem utilizar o castigado Renato Sanches, tal como os lesionados Júlio César, Luisão e Lisandro López, mas terão Jonas, que quererá, certamente, reforçar a candidatura à ‘Bota de Ouro’.

O avançado brasileiro soma 26 tentos, seguindo a um dos três jogadores que lideram o ‘ranking’, o sueco Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain), o argentino Gonzalo Higuain (Nápoles) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid), todos com 27.

A meio da semana, Jonas não marcou, mas o Benfica conquistou um lugar nos quartos de final da Liga dos Campeões, ao vencer fora os russos do Zenit por 2-1, com tentos de Gaitán e Talisca, depois do triunfo na Luz por 1-0, selado pelo brasileiro.

Do outro lado, e porque a aritmética do campeonato engana pouco, ao Tondela só interessará pontuar no jogo que será arbitrado por Luís Ferreira, da Associação de Futebol de Braga, pois é último classificado, com 13 pontos, a 11 pontos de ‘salvação’, o 16.º posto, agora ocupado pelo Boavista, que trocou com a Académica, que soma 23.