O Presidente do Sport Lisboa e Benfica, acompanhado pelo vice-primeiro-ministro timorense, José Luís Guterres, abriram oficialmente a Feira, numa festa que contou com a presença de outros membros do Governo e representantes do corpo diplomático.

Luís Filipe Vieira, o futebolista Nuno Gomes e os demais elementos da comitiva benfiquista tiveram honras tradicionais, com a noz de batel e a execução da “tebe-tebe”, uma dança tradicional timorense de ocasiões festivas.

Seguiu-se o bolo e o brinde e depois os presentes puderam assistir à actuação de músicos timorenses.

A presença da representação do Sport Lisboa e Benfica fez afluir ao Campo da Democracia, no centro de Díli, numerosos fãs de Nuno Gomes, mantidos a alguma distância dos convidados pela organização do evento, que literalmente cercaram a viatura em que era transportado, no momento de abandonar o recinto.

Entre os muitos jovens que quiseram ir ver “o Benfica de Lisboa” estava o pugilista timorense Henrique Borges Pereira, que disse à agência Lusa esperar que a presença de Luís Filipe Vieira possa ajudar o Sport Díli e Benfica, que está agora a ressurgir.

Outro atleta, o jogador de futebol timorense José Correia, levou o filho à festa, embora não se identifique tanto com o emblema, já que confessou à Lusa nutrir especial simpatia pelo FC Porto desde a sua infância.

Em todo o caso, gosta de ver jogar Nuno Gomes e foi vê-lo pela primeira vez “ao vivo” ao campo da democracia com o filho.

Já quanto à selecção portuguesa não tem dúvidas de que é uma das melhores, para o Mundial da África do Sul, e o jogador que mais o impressiona ver jogar é o Cristiano Ronaldo.

A exposição de Produtos Locais é uma mostra de produtos hortícolas e de artesanato, organizada conjuntamente pelos ministérios do Turismo, Comercio e Industria, e da Economia e Desenvolvimento, no âmbito das comemorações do dia da independência que se assinala a 20 de Maio.