O Benfica, líder isolado da Liga de futebol, reencontra no domingo uma das poucas equipas que lhe tirou pontos no campeonato, o Gil Vicente, num dos jogos que marcam o início da segunda volta.

Os gilistas foram dos únicos capazes de roubar pontos ao Benfica, surpreendendo-o na primeira jornada (2-2), algo que só viria a acontecer depois com o FC Porto (2-2) e o Sporting de Braga (1-1), ambos também fora.

Na Luz, em jogo agendado para as 20h15, o Benfica não deverá ter a liderança ameaçada, partindo como favorito, numa ronda em que o FC Porto, a dois pontos da frente, também joga em casa, mas perante um teoricamente mais difícil Vitória Guimarães (6.º).

Os campeões em título entram em ação igualmente no domingo (18h15), pouco antes do Benfica, num jogo para o qual o brasileiro Hulk ainda está em dúvida, depois de ter sofrido na última jornada um estiramento muscular.

O colombiano James Rodriguez puxou dos galões para fazer esquecer o “incrível” (marcou os dois golos da vitória ao Rio Ave) e manteve o FC Porto em acesa perseguição ao líder Benfica, numa fase em que as equipas permanecem “taco-a-taco”.

Quase fora das contas do título, a 11 pontos da liderança, e depois da euforia gerada por sete vitórias consecutivas (4.ª à 10.ª jornada), o Sporting visita Olhão ainda a tentar recuperar ânimo.

Nas últimas três jornadas, os “leões” sofreram duro revés na matemática do título (empates com Académica e FC Porto e derrota com o Sporting de Braga) e só uma desastrosa segunda volta de Benfica e FC Porto poderão fazê-los renascer.

O jogo com o Olhanense (8.º) fechará a 16.ª jornada e também tem elevado grau de dificuldade para a equipa de Domingos Paciência, sendo o conjunto algarvio um dos que conseguiram tirar pontos aos “leões”, com um empate em Alvalade na primeira jornada.

O Sporting de Braga, que, entretanto, subiu ao terceiro lugar da Liga, recebe no domingo (16h15) o Rio Ave (13.º), num jogo que não deverá trazer grandes dificuldades à equipa de Leonardo Jardim.

O arranque da segunda volta está marcado para sexta-feira, com a Académica (7.ª) a receber a União de Leiria (15.ª), duas equipas que não vencem desde a 12.ª jornada, enquanto no sábado realiza-se também um único jogo, com o Marítimo (5.º) a visitar o Beira-Mar (9.º).

Próximos na tabela estão os “aflitos” Paços de Ferreira (16.º e último) e Vitória de Setúbal (14.º), que se defrontam domingo, bem como o Nacional (11.º) e o Feirense (12.º), com ambos os jogos a terem início às 16h00.

Programa da 16.ª jornada:

Sexta-feira, 20 jan:
Académica – União Leiria, 20:15 (SportTV1).

Sábado, 21 jan:
Beira-Mar – Marítimo, 20:30 (SportTV1).

Domingo, 22 jan:
Nacional – Feirense, 16:00.
Paços Ferreira – Vitória Setúbal, 16:00.
Sporting Braga – Rio Ave, 16:15 (SportTV1).
FC Porto – Vitória Guimarães, 18:15 (TVI).
Benfica – Gil Vicente, 20:15 (SportTV1).

Segunda-feira, 23 jan:
Olhanense – Sporting, 20:15 (SportTV1).