O Benfica fechou hoje a primeira volta no topo da I Liga portuguesa de futebol, depois de derrotar em casa o FC Porto, por 2-0, num encontro marcado pela homenagem ao falecido Eusébio.

Num Estádio da Luz repleto e que se vestiu de negro, a partida foi antecedida por um minuto de silêncio, quase integralmente respeitado pelos mais de 60.000 adeptos, a maior parte dos quais vibrou com os golos do espanhol Rodrigo (13) e do argentino Garay (53).

Com este triunfo, os “encarnados” sagraram-se campeões de inverno, com dois pontos de avanço sobre o Sporting, que no sábado não foi além de um empate a zero no terreno do quarto classificado, Estoril-Praia, e três sobre o FC Porto.

No último encontro da primeira volta, o Nacional venceu o Gil Vicente (2-0), que somou a quarta derrota consecutiva, e subiu ao quinto lugar, ultrapassando os outros dois clubes do Minho, Sporting de Braga (sétimo) e Vitória de Guimarães (sexto).

No dérbi minhoto, que abriu a ronda, os bracarenses derrotaram o rival vimaranense, por 3-0, com dois golos do reforço romeno Rusescu.

Na estreia do treinador Giuseppe Galderisi, o Olhanense voltou aos triunfos, após seis encontros sem vencer e cinco derrotas consecutivas, com uma vitória sobre o Vitória de Setúbal, por 2-1.

O conjunto algarvio, que jogou pela primeira vez no seu estádio, o José Arcanjo, passou a “lanterna vermelha” ao Paços de Ferreira, derrotado no terreno da Académica, por 4-2.

No outro encontro do dia, o Arouca somou o segundo triunfo consecutivo, ao vencer o Belenenses, por 2-0, enquanto no sábado Rio Ave e Marítimo empataram a uma bola.