Gaitán, Lima e Salvio marcaram os três golos com que o Benfica venceu o Estoril por 3-1, no Estádio António Coimbra da Mota. Gonçalo Santos marcou o tento de honra estorilista.

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, fez regressar, neste jogo, Nico Gaitán, à titularidade num jogo da Primeira Liga, três meses depois, deixando Ola John no banco.

E em boa hora o fez porque foi do seu calcanhar que saiu o primeiro golo da partida. Com Cardozo na marcação de um canto, coube ao argentino na área fazer um belo golo de calcanhar que deu a vantagem ao Benfica, aos 36 minutos.

Um golo que os encarnados já faziam por merecer dada a pressão que exerciam sobre um adversário que jogava em contra-ataque.

Novo golo esteve perto de acontecer já perto do intervalo por Rodrigo. Porém, a bola foi afastada junto da linha de golo por Anderson Luís.

O avançado brasileiro não havia de ter mais oportunidades, uma vez que Jorge Jesus, que lhe havia dado a titularidade, o substitui ao intervalo por Lima. O recém-entrado ponta de lança quis mostrar que não merecia ter sido remetido para o banco de suplentes e aos 58 minutos mostrou-o.

Depois de um grande passe de Gaitán, que fez um belo jogo, Lima dominou a bola e rematou fortíssimo para o fundo das redes. Estava feito o 2-0, perante um Estoril que corria muito, mas não mostrava acerto nas suas contra-ofensivas.

O terceiro e último golo do jogo surgiu de mais uma “bomba”. Mas desta vez foi Salvio quem a deflagrou. Num remate a 83 km/h, o argentino fez a bola embater violentamente na barra e depois no terreno de jogo. Ficou a dúvida se a bola tinha entrada, mas o árbitro desfê-la e com razão.

Os 3-0 ilustravam um jogo que parecia desde o início estar inclinado, dado o volume ofensivo dos encarnados perante um adversário algo “macio”.

Já perto do fim, deu-se o tento de honra dos estorilistas. O guarda-redes Artur não segurou a bola num cruzamento para a sua área, e Gonçalo Santos aproveitou para reduzir. Golo esse que motivou o Estoril a mostrar o que ainda não tinha feito no jogo. Gerso esteve perto de fazer o 3-2.

Não haveria mais golos até final, e o Benfica acaba por conseguir uma vitória importante, antes do clássico com o FC Porto da próxima jornada, marcado para o dia 13 de janeiro.

A equipa de Jorge Jesus é líder do campeonato com 35 pontos, mais três do que o FC Porto, que conta com menos uma partida disputada. Já o Estoril está no sétimo lugar com 15 pontos somados.