O Benfica ganhou sete pontos nesta 10.ª jornada da I Liga. Os "encarnados" venceram o Nacional da Madeira por 2-1 e beneficiaram dos empates do Sporting a uma bola com o Paços de Ferreira e do FC Porto a dois golos com o Estoril.

Na Choupana, a turma de Jorge Jesus entrou praticamente a perder quando, no primeiro minuto, Edgar Abreu deu vantagem aos madeirenses.

A resposta do Benfica foi imediata, com Salvio a empatar, de cabeça, aos seis minutos. O jogo seria resolvido ainda na primeira parte, com um golo de Jonas.

O jogo foi envolto em polémica. No golo de Jonas, ficam muitas dúvidas sobre a posição do avançado brasileiro. No segundo tempo o árbitro assinalou fora-de-jogo a Marco Matias numa bola que o médio colocou no fundo da baliza mas já com o jogo parado. O jogador do Nacional estava em posição regular.

Também Marco Silva culpou a arbitragem pelo empate do Sporting em casa frente ao Paços de Ferreira. Os "leões" deram 45 minutos de avanço aos "castores" que foram para o intervalo a vencer por 1-0, golo de Hurtado. No segundo tempo, Montero fez um golaço e restabeleceu a igualdade. A turma de Marco Silva jogou os últimos 20 minutos com mais um jogador, devido a expulsão de Sérgio Oliveira, mas os avançados mostraram desacerto na finalização.

Os "leões" estão no sétimo posto, com 17 pontos, menos um que o Paços Ferreira e já com oito pontos de atraso em relação ao Benfica.

Quem também se atrasou foi o FC Porto, na deslocação ao António Coimbra da Mota. Brahimi colocou os "dragões" em vantagem mas, antes do intervalo, Kuca fez o empate para os "canarinhos".

No segundo tempo Tozé aproveitou uma grande penalidade para colocar o Estoril em vantagem, numa falta de Fabiano sobre o próprio Tozé.

Já nos descontos, Óliver empatou e deu um ponto aos "dragões". Lopetegui afirmou na flash interview que não queria falar de arbitragem mas fez questão de lembrar o jogo do Benfica na Choupana, para pedir aos árbitros que errem menos até ao final da temporada.

O Benfica é líder com 25 pontos, seguido do surpreendente V. Guimarães com 23 e FC Porto com 22. Belenenses tem 20, Braga 18. O Rio Ave pode apanhar o Sporting no sétimo posto, caso vença a Académica esta segunda-feira.

Todos os vídeos do Naciona 1-2 Benfica

Todos os vídeos do Sporting 1-1 Paços Ferreira

Todos os vídeos do Estoril 2-2 FC Porto