O líder Benfica visita domingo o Marítimo, 10.º classificado, num campo em que os "encarnados" têm uma das suas últimas derrotas, na abertura da última época de futebol e na qual perderam duas vezes na "era" Jorge Jesus.

Em seis visitas aos Barreiros, desde 2009/10, o Benfica passou quase sempre: com exceção da eliminação da Taça em 2011/12 e da derrota na abertura da última temporada, 2013/14, em ambos os casos por 2-1.

O Benfica, que no último ano acabou por conquistar tudo internamente, tem desde essa derrota, na primeira jornada da última época, 45 jogos disputados e só por mais duas vezes voltou a perder: na época transata com o FC Porto (2-1) e nesta com o Sporting de Braga (2-1).

Na 17ª jornada, que encerra a primeira volta da I Liga, as "águias" têm segura a liderança, com mais seis pontos que o rival FC Porto, mas a deslocação à Madeira assume-se de "alto risco", pese embora a série de oito triunfos consecutivos.

Jorge Jesus, que viu a equipa a meio da semana, com muitos suplentes, golear o Arouca (4-0, na Taça da Liga), já deverá contar com o capitão Luisão, depois de o central sair lesionado a 14 de dezembro, num triunfo no Dragão (2-0).

O campeão português entra em campo só depois de o FC Porto entrar em ação, com os "dragões" a terem uma deslocação aparentemente mais fácil no sábado ao Penafiel, 17º e penúltimo classificado do campeonato.

A formação de Julen Lopetegui não deverá sentir dificuldades frente a um Penafiel sem os "castigados" Coelho e Mbala e com o iraniano Haghighi na Taça Asiática, o que deverá promover a estreia de Tiago Rocha na baliza.

O Sporting, com um triunfo importante na última ronda, na visita a Braga (1-0), e que tem a sua melhor série, com três vitórias, procura manter a perseguição (distante) a Benfica e FC Porto e segurar o recém-conquistado terceiro lugar.

Os "leões" recebem no domingo, no jogo que encerra a jornada e a primeira volta, o Rio Ave (6.º classificado), equipa que está longe de atravessar uma boa fase e que nos últimos seis jogos 'acumulou' uma vitória, uma derrota e quatro empates.

A jornada abre sábado, ainda antes de Penafiel e FC Porto entrarem em campo, com o Vitória de Guimarães (4º) a receber a Académica (16ª), com os vimaranenses, que perderam com o Benfica (3-0) na última ronda, a serem favoritos.

Os "estudantes" estão muito perto da zona de descida, com a equipa de Paulo Sérgio a não saber o que é uma vitória desde a sexta jornada, na qual venceu o seu único jogo (1-0 ao Arouca), e têm uma sequência de quatro derrotas e seis empates.

Para domingo estão agendados a maioria dos jogos, entre os quais os de Benfica e Sporting, mas com destaque também para a receção do Belenenses (8.º) ao Gil Vicente (18.º e último), naquela que será uma grande oportunidade para os azuis regressaram aos triunfos.

A equipa de Lito Vidigal não vence desde a 10.ª jornada (vitória em Moreira de Cónegos), enquanto os gilistas tiveram na ronda anterior o primeiro triunfo em 16 jornadas já disputadas (2-1 ao Penafiel).

O Sporting de Braga, que caiu para o quinto lugar após a derrota "in extremis" com o Sporting (golo de Tanaka aos 90+3), visita um Vitória de Setúbal (15.º) muito inconstante, com uma recente série de derrotas (cinco nos últimos seis jogos) e que voltou a perder na última ronda (1-0 em Arouca).

Programa da 17.ª jornada:


sábado, 17 jan:

Vitória Guimarães – Académica, 18:00 (SportTV).

Penafiel – FC Porto, 20:15 (SportTV).

domingo, 18 jan:

Belenenses – Gil Vicente, 16:00.

Boavista – Estoril-Praia, 16:00.

Paços Ferreira – Nacional, 16:00.

Moreirense – Arouca, 16:00.

Vitória Setúbal – Sporting Braga, 16:00 (SportTV).

Marítimo – Benfica, 18:00 (SportTV).

Sporting – Rio Ave, 20:15 (SporTV).