A Bolívia viu hoje serem confimadas pela FIFA duas derrotas na 'secretaria', em jogos de qualificação para o Mundial2018 de futebol, por utilização irregular de um jogador.

Em novembro passado, a FIFA castigara a Bolívia em relação aos jogos disputados contra Peru e Chile, da zona de qualificação sul-americana, considerando que o jogador Nelson Cabrera não podia ter sido utilizado.

Cabrera, de 33 anos, nasceu no Paraguai e está na Bolívia desde 2013, tendo sido naturalizado há um ano. Foi uma vez internacional pelo Paraguai, pelo que teria de estar cinco anos noutro país para ser elegível para a seleção - ou seja, até 2018.

O Chile, com quem a Bolívia empatou em setembro (0-0), reclamou em outubro para a comissão de disciplina da FIFA, com o Peru, derrotado em campo por 2-0, a beneficiar da mesma argumentação.

Em novembro a Bolívia recorreu, com a comissão de recurso a confirmar agora o castigo, que custa aos bolivianos quatro pontos na qualificação sul-americana para o Campeonato do Mundo de 2018.

Com a perda desses pontos, a Bolívia cai para nono, com sete pontos apenas, e dificilmente chegará á zona de qualificação (quatro primeiros).