Leonardo Jardim teve o seu primeiro "grande" teste como novo treinador do Sporting de Braga, depois de uma herança pesada deixada por Domingos Paciência, com uma segunda posição na I Liga na época 2009/2010 e um lugar na final da Liga Europa da época passada, onde acabou por perder para o FC Porto por 1-0.

Antes do jogo com o Aston Villa, o público presente no Estádio Axa, em Braga, pôde ver as caras novas dos arsenalistas, mais precisamente 11 novos jogadores, com grande destaque para o novo “exército” que o técnico madeirense montou para a defesa.

O técnico dos arsenalistas fez alinhar no onze inicial Quim, Ewerton, Baiano, Imourou, Paulo Vinicius, Djamal, Hugo Viana, Lima, Pizzi, Alan e Nuno Gomes. No decorrer do jogo, Jardim fez entrar Leandro Salino, Meyong, Vinicius, Mossoró, Nuno André Coelho, Elderson, Zé Luís e Guilherme.

A equipa do Sporting de Braga foi a primeira a marcar, para alegria dos adeptos minhotos, com Alan, aos 19 minutos, fora da área, a acreditar e a chutar de forma colocada para o ângulo superior esquerdo da baliza do Aston Villa. A 10 minutos do final da primeira parte, Nuno Gomes, de cabeça, quase fazia o segundo para os arsenalistas.

Perto do intervalo, a formação inglesa, orientada por Alex Macleish, estabeleceu novamente o empate no Axa, após erro da defesa minhota, com Charles N’Zogbia a aproveitar da melhor forma, batendo Quim. Logo de seguida, o reforço minhoto Imourou enviou uma bola ao poste.

Na segunda parte, o Sporting de Braga continuou a dar boas indicações para a nova temporada de futebol. Ewerton muito bem na defesa e o quarteto mais avançado – Lima, Alan, Pizzi e Nuno Gomes – a entender-se na perfeição na frente.

Os adeptos minhotos, cerca de 15 mil nas bancadas, ainda festejaram o segundo golo mas o fiscal de linha anulou-o por Lima se encontrar em posição irregular.

O jogo de apresentação oficial terminou com um empate a um golo mas a haver um vencedor pelo que se fez dentro de campo, a equipa orientada por Leonardo Jardim seria a premiada.

A I Liga está de regresso já no próximo fim-de-semana com os bracarenses a visitarem Vila do Conde para defrontarem o Rio Ave de Carlos Brito.