A 15.ª jornada da Liga arranca sexta-feira, precisamente com a recepção do Sporting de Braga ao Nacional (20:15), num jogo em que os "arsenalistas" podem fazer história e ter uma inédita "coroa" de líderes no final da primeira volta.
A equipa de Domingos Paciência, que lidera a Liga em igualdade pontual com o Benfica (ambos com 33 pontos), irá, no entanto, apresentar-se desfalcada de alguns jogadores importantes.

O influente lateral direito João Pereira rumou ao Sporting - em troca de três milhões de euros - nesta reabertura de mercado, enquanto o estratega Hugo Viana está lesionado e Rodriguez e Andrés Madrid em dúvida.

Por seu lado, O Benfica regressa ao campeonato, após a paragem de Natal e Ano Novo e a importante vitória com o FC Porto (1-0), com um jogo de "alto risco", frente a um adversário, o Rio Ave, que nunca perdeu em casa (duas vitórias e quatro empates).

Os "encarnados" devem fazer "reaparecer" em Vila do Conde Ramires e Aimar, recuperados de lesões, e Di Maria, após cumprir castigo de dois jogos, mas terão importante baixa na defesa, com a saída de David Luiz.

O defesa central viu o quinto amarelo no jogo com os “dragões” e estará de fora, o que deverá fazer com que Jorge Jesus aposte em Miguel Vítor no eixo da defesa, ao lado de Luisão, tendo em conta que também Sidnei está lesionado.
Ainda incertos nas contas do técnico podem estar os reforços de Inverno Airton, Éder Luís e Kardec, contratados no mercado brasileiro e que Jesus já utilizou esta semana num particular em que perdeu com o Fátima.

O Rio Ave, que tem feito um bom campeonato (é oitavo classificado e uma das cinco equipas invictas em casa), não conta com o habitual titular na baliza, o guarda-redes Carlos, ao serviço de Angola na Taça das Nações Africanas. O jogo entre os vila-condenses e o Benfica está marcado para sábado, a partir das 21:15, pouco depois de terminar, no Estádio de Alvalade, a partida entre o Sporting (quinto, com 21 pontos) e o Leixões (14.º, com 11).

Os "leões", com uma temporada muito atípica - perderam 21 pontos em 42 possíveis - e com uma troca de treinador pelo meio (saiu Paulo Bento, entrou Carlos Carvalhal), tentam recuperar fôlego, depois da aposta no reforço da equipa.
Os nomes em foco são João Pereira, que era uma das pedras-chave do Braga, e Sinama-Pongolle, o avançado internacional francês que os leões foram buscar ao Atlético Madrid por 6,5 milhões de euros.

Para a recepção ao Leixões, Carvalhal não conta com Liedson, a recuperar de uma artroscopia, mas deverá ter uma equipa mais moralizada e que no fim-de-semana venceu em casa o Sporting de Braga (2-1), para a Taça da Liga.

O tetracampeão FC Porto apenas joga domingo, dia em que recebe no Dragão a União de Leiria (20:15). Os "dragões" vivem uma fase de alguma incerteza - ainda na expectativa dos castigos a Hulk e Sapunaru (provisoriamente suspensos na sequência de incidentes no túnel do Estádio da Luz) - e, dos três “grandes”, foram os únicos, até ao momento, que não foram ao mercado. Jesualdo Ferreira não terá Hulk nos próximos tempos e no lugar do brasileiro deverá estar Silvestre Varela, o "joker" que terça-feira deu o triunfo ao FC Porto no jogo da Taça da Liga com o Leixões (1-0 no Dragão).

A 15.ª jornada, que completa a primeira metade do campeonato, encerra segunda-feira, com o "aflito" Belenenses (último classificado) a receber um não menos "aflito" Vitória Setúbal (13.º), equipas separadas por um ponto.
Será o jogo de estreia de António Conceição no Restelo, depois de substituir João Carlos Pereira.

Ainda na luta pela manutenção, o Olhanense, que soma apenas um triunfo, recebe o Paços de Ferreira, e a Académica é anfitriã da vizinha Naval 1.º de Maio, domingo, enquanto Marítimo e Vitória de Guimarães lutam pela Europa, no Funchal, em embate agendado para sábado.