O SC Braga venceu, esta segunda-feira, o Belenenses por 2-1, em jogo de fecho da segunda jornada da I Liga, que se disputou no Estádio Axa, na capital minhota.
A equipa bracarense, que na passada quinta-feira disputou o encontro da primeira mão do Play-off da Liga Europa frente aos romenos do Pandurii e prepara-se para disputar a segunda ronda esta quinta-feira, recebeu o Belenenses com a "obrigação" de vencer para se juntar ao pelotão da frente na tabela classificativa da I Liga. Recorde-se que a formação comandada por Jesualdo Ferreira venceu por 0-2 na ronda inaugural do campeonato português ao Paços de Ferreira, enquanto a equipa de Belém perdeu por 0-3 com o Rio Ave.
Sem Alan, Salvador Agra e Yazalde, autor do único golo do SC Braga na Roménia, - ficaram no banco de suplentes -, os que estiveram dentro de campo deram conta do recado, pelo menos durante o primeiro tempo. Durante os 45 minutos iniciais, o SC Braga dominou o Belenenses e todos os lances perigosos junto da baliza foram da autoria dos Guerreiros do Minho.
Aos 19 minutos de jogo, Fernando Ferreira tentou dominar uma bola na área, acabando por fazê-lo com o braço, e o árbitro Carlos Xistra assinalou grande penalidade a favor do SC Braga. Na conversão, e com toda a calma, Edinho chutou rasteiro para o lado esquerdo da baliza, ao mesmo tempo que Matt Jones esticou-se para o lado contrário.
Na etapa complementar, com um futebol muito monótono, sem oportunidades de golo, a equipa orientada por Van der Gaag conseguiu empatar a partida nos 15 minutos finais. Num canto da esquerda para a área, surgiu Diakité que, nas alturas, cabeceou para o golo dos azuis.
Logo depois, a equipa minhota podia ter voltado a colocar-se à frente no marcador, com Rúben Micael a falhar o alvo por pouco, sem conseguir evitar o empate até ao fim dos 90 minutos.
Em tempo de descontos, e quando se esperava a divisão de pontos, Santos conseguiu fazer saltar os adeptos presentes no AXA das bancadas para celebrar o golo da vitória. Joãozinho levantou a bola para a área na marcação de um livre e Aderlan Santos, de cabeça, sentenciou a partida.
A equipa minhota junta-se assim ao pelotão da frente, ao lado das equipas com seis pontos (FC Porto, Sporting, Rio Ave e Estoril).
Na próxima jornada da I Liga, o SC Braga desloca-se poucos quilómetros até à cidade de Barcelos para defrontar o Gil Vicente, que ontem perdeu com o Benfica por 2-1, mas antes, esta quinta-feira, em Braga, a formação comandada por Jesualdo Ferreira joga a "cartada final" na Liga Europa, e em jogo está a entrada na fase de grupos da segunda competição europeia da UEFA.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.