O Sporting de Braga obteve hoje a sua segunda vitória fora de casa na Liga portuguesa de futebol, ao vencer o Marítimo, por 2-1, um resultado que foi um prémio à eficácia arsenalista.

O triunfo dos minhotos, com golos de Hélder Barbosa e Custódio, permitiu-lhes subir ao quinto lugar da tabela, enquanto os madeirenses, perderam pela quarta vez esta época nos Barreiros e ficaram mais longe do objectivo europeu.

Com dois golos marcados em apenas três minutos de jogo, as equipas prometeram espectáculo, mas a velocidade imposta nos primeiros vinte minutos não teve sequência, pese o jogo bem conseguido.

Hélder Barbosa marcou aos 21 segundos o golo mais rápido do campeonato, num lance em que Lima cruzou na direita e a defesa madeirense ficou parada a ver o avançado bracarense bater o guarda-redes Marcelo.

O Marítimo respondeu rapidamente e, aos 3 minutos, Kléber serviu Baba para o senegalês fez o tento da igualdade. Com o golo marcado, os madeirenses galvanizaram-se e criaram vários lances de perigo junto da baliza de Artur Moraes.

Tchô, aos 15 minutos, arrancou na esquerda do ataque, tirou um adversário do caminho e na passada rematou colocado para a defesa de Artur Moraes.

Aos 34 minutos, Kléber ofereceu o golo a Djalma, mas o angolano atirou em jeito, ao lado do poste esquerdo.

Na segunda parte, Domingos Paciência ganhou a aposta quando colocou Mossoró no lugar do lesionado Hélder Barbosa. O meio-campo ofensivo dos bracarenses ganhou maior consistência e os lances de perigo passaram a acontecer com maior frequência.

Aos 53 minutos, o brasileiro cruzou na direita e Alan, em boa posição, falhou o remate.

Contudo, aos 65 minutos, o Braga colocou-se em vantagem no marcador: Lima rematou forte, Marcelo defendeu, mas não segurou a bola, surgindo Custódio a fazer o 2-1.

Com cerca de 20 minutos para dar a volta ao marcador, Pedro Martins lançou no jogo o reforço Benachour e o ataque dos madeirenses passou a ter mais peso.

Aos 69 minutos, o franco-tunisino iniciou um lance ofensivo colocando a bola em Baba, que deu de primeira para Kléber falhar “na cara” do guarda-redes bracarense.

O treinador do Marítimo colocou em campo o internacional português Edinho, outro reforço de Inverno e os últimos minutos da partida foram passados na área dos minhotos.

Em lances separados, Baba e João Guilherme ainda tiveram tempo para rematar aos ferros da baliza adversária, mas sem conseguirem evitar a derrota.