Bruno de Carvalho voltou a marcar presença no congresso 'O Futuro do Futebol', organizado pelo Sporting e que termina esta quinta-feira no Pavilhão João Rocha.

No segundo dia e no painel sobre 'O Pior do futebol e como aborda-lo', o líder leonino questionou os oradores sobre o que considera ser a inação dos Governos para resolver os problemas do futebol.

"Pensava que o pior do futebol era eu, afinal não. Vejo que os clubes não querem regulamentar-se. Como é possível termos a UEFA, a FIFA, a FFP e outras entidades e ninguém faz nada? Neste painel foi discutido o que eu tenho estado a dizer. É impossível os clubes resolverem os seus problemas neste momento. Temos um pouco de tudo: lavagem de dinheiro, transferências-sombra, tráfico de crianças, etc. E o que todos me dizem é que tem tudo a ver com as leis, regulamentação, com os Governos, com a União Europa", frisou Bruno de Carvalho, antes de lançar mais questões aos oradores.

"Podem os clubes sobreviver sem regulamentação ou é imperioso os Governos intervirem e não ter medo de fazer algo? Não acredito que estes problemas do futebol possam ser resolvidos se todos derem as mãos e começarem a cantar. Se os Governos não se mexerem, não tiverem medo de intervir, nada será feito, não haverá consequências porque quem viola as leis não é punido", disse.

Bruno de Carvalho deu o exemplo de Inglaterra, onde o "problema do hooliganismo" foi travado "através da legislação, feita de forma dura". "Sei que a UEFA tem tentado fazer algo, mas os Governos estão a travar tudo", completou.

O líder leonino 'atacou' também a Superliga Europeia, lembrando que muitos clubes que podem vir a integrar essa competição são a causa de muitos dos problemas do futebol moderno.

"Como é possível a UEFA pensar em algo como a Superliga, quando essa Superliga será formada por clubes onde estão todos estes problemas que aqui falamos? Se o futuro do futebol é o Dubai, Singapura, Vietname, então não haverá futuro. Iremos recuar no tempo onde só os poderosos podem vencer", disse Bruno de Carvalho, que terminou com mais uma questão.

"O poder do futebol é mais forte que os governos, a União Europa e os valores deste desporto?"

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.