Caetano evita, para já, a operação a uma luxação no ombro esquerdo, podendo inclusive defrontar o Sporting no sábado, na ronda inaugural da Liga de futebol 2010/11, confirmou hoje o director clínico do Paços de Ferreira, Manuel José.

“Do ponto de vista médico, a cirurgia [para fixação do ombro] é aconselhável a partir do terceiro episódio, mas a ressonância efectuada não mostrou roturas ligamentares, apenas lesões características de uma luxação recidivante”, disse o médico à agência Lusa.

Manuel José admitiu, no entanto, que “não está excluído o recurso à cirurgia” e uma consequente paragem de “cerca de oito semanas”, explicando: “Não tomamos essa resolução por agora, mas também não está posta de parte. Para já, vamos ver a resposta que ele vai dar”.

Caetano, de 19 anos, caiu no treino de segunda-feira e sofreu uma recidiva no ombro esquerdo, repetindo os dois episódios verificados quando ainda representava o FC Porto.

“Nós tínhamos conhecimento desses episódios e no início de época [o jogador] realizou uma TAC e ecografia, que não deram nada”, justificou o médico da formação pacense, insistindo na ideia de que Caetano “pode e vai fazer aquilo de que for capaz”.

O avançado, em grande destaque na pré-época dos “castores”, hoje já realizou corrida, não estando de parte a sua utilização no sábado frente ao Sporting, na jornada de arranque da Liga 2010/11.

“Se ele se sentir capaz e o treinador assim o entender, poderá jogar”, garantiu Manuel José.

Em sentido contrário, o brasileiro Maykon, que já não defrontaria o Sporting devido a castigo da última época, continua entregue aos cuidados do departamento médico, depois de se ter lesionado no jogo particular realizado a 24 de Julho na Mata Real frente ao Trofense, da Liga de Honra.

“O Maykon fracturou duas costelas, faz ginásio, mas normalmente o processo de recuperação varia entre as seis e as oito semanas”, disse o director clínico da formação pacense.

Jorginho, Sousa e Bruno Di Paula, que completavam a lista de indisponíveis, já começaram a treinar sem limitações.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.