Arranca esta sexta-feira a edição 2020/2021 da Primeira Liga de Futebol com um Famalicão vs Benfica e um Vitória Sport Clube vs Belenenses SAD, quase dois meses após a conclusão da última época, num período de paragem menor do que o habitual, e também mais tarde, devido à pandemia da COVID-19. Este será um campeonato atípico, sem público nas bancadas (pelo menos nas primeiras jornadas), devido a pandemia de COVID-19. Os moldes serão idênticos ao que foi usado em junho para terminar a época futebolística 2019/20, interrompida em março devido a pandemia.

Saiba mais sobre o arranque da I Liga 2020/21

Na primeira ronda, além da visita dos vice-campeões nacionais ao terreno da equipa-sensação da época passada, há o FC Porto-SC Braga, o primeiro grande embate desta edição da I Liga. Nesta mesma jornada, o Sporting recebe o Gil Vicente, e os primodivisionários Nacional e Farense defrontam Boavista e Moreirense, respetivamente.

A primeira volta termina com o Benfica a receber o Vitória de Guimarães, o Sporting vai à Madeira para medir forças com o Marítimo. O FC Porto desloca-se a Lisboa para defrontar o Belenenses SAD.

Numa análise mais pormenorizada do calendário e no que a jogos entre os grandes diz respeito, vemos que o primeiro 'clássico' da temporada chegará na quarta ronda, quando Sporting receber o FC Porto . O sorteio ditou ainda que o Benfica vai jogar nos redutos dos dois rivais na primeira volta da I Liga 2020/21.

O FC Porto, campeão nacional, desloca-se a Alvalade na quarta ronda, naquele que será o primeiro embate entre dois dos três habituais candidatos ao título, marcado para o fim de semana de 17 e 18 de outubro, logo a seguir à pausa do campeonato, para jogos das seleções nacionais.

As partidas entre 'grandes' só voltarão em janeiro de 2021, no final da primeira volta, com o FC Porto-Benfica, no Estádio do Dragão, na 14.ª jornada, e o Sporting-Benfica, no Estádio José Alvalade, na 16.ª.

O calendário reservou-nos um final de campeonato emocionante, já que haverá dois ‘clássicos' na fase decisiva da competição, ambos no Estádio da Luz, onde em maio de 2021 o Benfica receberá o FC Porto, na 31.ª ronda, e o Sporting, na 33.ª e penúltima.

Por seu lado, o Sporting de Braga vai visitar os três 'grandes' na primeira volta da I Liga. Além da ronda inaugural no Dragão, os bracarenses jogam na Luz, na sétima jornada, e em Alvalade, na 12.ª, o que significa que serão anfitriões daqueles três emblemas na segunda metade.

Antes da visita ao reduto benfiquista, os ‘arsenalistas' vão disputar dois dérbis minhotos, primeiro com o maior rival, Vitória de Guimarães, à quinta jornada, e logo depois com o Famalicão, na sexta.

Já o dérbi portuense, entre FC Porto e Boavista, terá lugar à segunda jornada, na qual estarão frente-a-frente as duas equipas promovidas ao primeiro escalão, Farense e Nacional. Os algarvios, que estão de volta à divisão principal, vão receber, 18 anos depois, os três ‘grandes' do futebol nacional no Estádio São Luís, em Faro, nas rondas 15 (FC Porto), 20 (Benfica) e 27 (Sporting).

O Farense é, de resto, a única equipa da I Liga que vai jogar pela primeira vez nos estádios da Luz (terceira jornada), José Alvalade (10.ª) e do Dragão (32.ª), tendo em conta que quando caiu para o segundo escalão, em 2002, nenhum daqueles redutos, construídos para o Euro2004, ainda tinham sido erguidos.

A I Liga termina no dia 19 de maio de 2021, numa ronda onde o FC Porto recebe o Belenenses SAD, o Benfica joga no D. Afonso Henriques com o Vitória de Guimarães e o Sporting em Alvalade com o Marítimo.

Saiba mais sobre o arranque da I Liga 2020/21

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.