José Campaña somou quarta-feira, frente a Portugal, a sua primeira internacionalização pela seleção principal de Espanha. Aos 27 anos, o agora jogador do Levante estará talvez no auge da carreira. Uma situação bem distante daquela que viveu em 2014/15, época em que esteve, sem qualquer sucesso, emprestado ao FC Porto.
O médio recordou agora esse período menos feliz da sua carreira, em que chegou aos 'dragões', na altura treinados por Julen Lopetegui, por empréstimo da Sampdória. "Aprendi com tudo. Passei por vários países, nos quais era praticado um futebol diferente. Mas onde bati no fundo e acabo por fazer o meu ponto de inflexão foi em Portugal. Chego lá porque o Lopetegui me conhecia e porque havia muitos espanhóis. Fui para o FC Porto, que é uma equipa com nome e grandes jogadores. Foi difícil, pois tinha a esperança de ter oportunidades por conhecer o treinador, mas não foi assim", começou por explicar em entrevista ao jornal 'Marca'.
Campaña aponta, assim, essa passagem pelos 'azuis e brancos' como um ponto de viragem na sua carreira. "A partir daí decidi trabalhar para ir para uma equipa em boas condições físicas e mentais. Não tinha minutos na primeira equipa e decidi ir para a equipa B para não perder esse ritmo de competição. Baixei um degrau, porque confiava no meu futebol, para voltar a começar do zero e chegar onde cheguei", acrescentou.
Pela equipa principal do FC Porto, Campaña disputou apenas seis jogos (dois para a I Liga e quatro para a Taça da Liga), alinhando outras tantas vezes pela equipa B dos 'dragões' na II Liga, apontando um golo. Na temporada seguinte, 2015/16, foi cedido pela Sampdória ao Alcorcón, do segundo escalão do futebol espanhol, foi titular indiscutível, rumando depois ao Levante, onde relançou em definitivo a carreira, ao ponto de ter chegado, agora, à seleção principal de Espanha.
Comentários