"Quão agressivo é o teu futebol? Da Bolívia ao Japão". É este o título de um estudo publicado esta segunda-feira pelo Obsevatório do Futebol (CIES) que hierarquizou os campeonatos do escalão principal do futebol de 92 países de todo o omundo de acordo com a média de cartões exibidos por jogo (amarelos e vermelhos) durante a atual temporada e que revela que o campeonato português é o 16º mais agressivo a nível mundial, sétimo a nível europeu.

Com 5,63 cartões exibidos, em média, por jogo, no que toca a Ligas de países do campeonato europeu Portugal fica apenas atrás de Ucrânia, (6,19 cartões por jogo), Itália (5,82), Azerbaijão (5,79), Croácia (5,71) e Grécia (5,35). Bem longe dos 3,11 cartões por jogo exibidos na Liga norueguesa, ou dos 3,61 exibidos na Liga holandesa, os dois campeonatos de países da Europa onde os árbitros vão menos vezes ao bolso.

A nível mundial, a I Liga portuguesa surge no 16.º posto de um ranking liderado pela Bolívia (7,01 cartões por jogo), seguida de Uruguai e Guatemala. O campeonato mais correto é o japonês, onde só são exibidos, em média, 2,26 cartões por jogo.

Contudo, se separarmos cartões amarelos de vermelhos, vemos que no que toca a expulsões a I Liga portuguesa é bem mais comedida, situando-se apenas no 26.º lugar a nível mundial, com 0,27 cartolinas vermelhas por partida, em média. Nesse capítulo, manda o Uruguai, com uma média de 0,54 cartões vermelhos por jogo.

Olhando para os clubes em particular, o estudo mostra que, em Portugal, o clube mais 'agressivo' é o Boavista com 3,57 cartões por jogo, em média, seguido do Paços de Ferreira (3,43). No terceiro lugar surge o Sporting, com uma média de 3,29 cartões exibidos por jogo aos seus atletas. No campo oposto, o mais 'correto' é o Rio Ave (apenas 2,14 cartões por jogo). Seguem-se Portimonense, Santa Clara e Benfica.

A título de curiosidade, note-se que o clube mais 'indisciplinado' a nível mundial é o Montevideo Wanderers, do Uruguai, que vê 4,05 cartões por jogo, enquanto a título europeu o título de clube mais agressivo vai para uma formação croata: o HNK Gorica, com 3,82 cartões exibidos por jogo, em média, aos seus futebolistas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.