O ex-jogador do Sporting Carlos Xavier acredita que os leões têm capacidade para vencer o dérbi com o Benfica, neste domingo, na Luz, em jogo a contar para a Liga NOS.

Em entrevista à Lusa, o antigo capitão do clube de Alvalade rejeita também a teoria de um Sporting mais pressionado pela eliminação das provas europeias, depois da derrota (1-0) com o Legia de Varsóvia, na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

"Pressão há sempre dos dois lados. O Benfica joga em casa e, por isso, tem um pouco mais de pressão, mas tem a vantagem de ir na frente. Vem de duas derrotas seguidas, enquanto o Sporting vem de uma eliminação das competições europeias. Os dois vêm com o estado anímico em baixo. Quem conseguir recuperar melhor mentalmente até domingo vai ter vantagem", afirma, sublinhando: "Espero que seja o Benfica a pagar a fatura".

Carlos Xavier enfatiza ainda a importância de os leões aproveitarem a oportunidade de poder passar para a liderança da Liga NOS com um triunfo sobre os eternos rivais.

"Uma eventual derrota leva tudo à estaca zero e aos cinco pontos de desvantagem. O Sporting não pode perder a oportunidade de sair da Luz com um resultado positivo. Se perder, nada está perdido, mas o sentimento das pessoas começa a ser diferente. Começam a acreditar menos", explica, assumindo que "não sair derrotado da Luz seria um bom resultado".

Confrontado com o histórico da época passada, no qual o Sporting venceu três dos quatro dérbis disputados com o Benfica, a antiga 'glória leonina' admite que será difícil uma repetição desse percurso vitorioso.

"O Benfica melhorou muito e o Sporting perdeu dois jogadores muito importantes. Não tem o poder ofensivo que tinha o ano passado, mas continua a praticar um bom futebol e a jogar o suficiente para ir à Luz ganhar", sentencia.

Os encarnados lideram a I Liga, com 29 pontos em 12 jornadas, enquanto os leões ocupam o segundo posto, com 27.

O dérbi entre Benfica e Sporting, a contar para a 13ª jornada da I Liga, está agendado para este domingo, às 18 horas, no Estádio da Luz, e vai ser dirigido pelo árbitro Jorge Sousa (Associação de Futebol do Porto).