O Casa Pia regressou hoje aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, após três jogos de ‘seca’, ao vencer em casa o Nacional por 1-0, na abertura da nona jornada da prova.

No primeiro duelo entre os dois emblemas no escalão maior do futebol português, as duas equipas procuravam voltar aos triunfos, algo que não conseguiram nos últimos três jogos. Os madeirenses entraram mais pressionados, depois de terem sido eliminados da Taça de Portugal na terceira eliminatória. O 17.º posto, em zona de despromoção, com apenas cinco, (menos um jogo disputado) é motivo de preocupação do lado dos alvinegros.

Veja o resumo do jogo

Só aos 36 minutos se viu a primeira grande oportunidade de golo, para a equipa da casa. Após canto de Lelo, Zé Vítor afastou, a bola sobrou para a recarga de Nuno Moreira, num remate fortíssimo, que obrigou Lucas França a uma defesa apertada.

Aos 39 minutos, os gansos marcaram, na sequência de um canto de Nuno Moreira, Ruben Kluivert saltou mais alto que toda a gente e desviou para o fundo das redes. Ruben Kluivert é filho do ‘lendário’ avançado Patrick Kluivert.

Os madeirenses quase empatavam no início do segundo tempo. Aos 53, o guarda-redes Patrick Sequeira desviou para fora um remate de Issac. Aos 55 novamente Sequeira a impedir o golo de Penha. Centro de Macedo, o guarda-redes sacodiu para a frente e o brasileiro apareceu a encher o pé para a recarga, grande defesa de Sequeira.

Respondeu a equipa da casa, a jogar em Rio Maior, com o guarda-redes Lucas França a negar o golo a Svensson em dose dupla.

Os Gansos bem podem agradecer ao seu guarda-redes pela vitória. Sequeira teve de mostrar serviço aos 67, ao defender o remate de Thomas. No entanto, ia borrando a pintura já que largou a bola e quase permitia a emenda de Butzke. Acabou por conseguir corrigir o erro e afastou de qualquer maneira. No minuto seguinte é Kluivert a impedir que a bola chegasse a José Gomes, que já se preparava para marcar.

Minuto 77, novamente o Nacional a falhar: Macedo cruzou, Penha apareceu em zona de finalização mas Sequeira saiu à bola e evitou o empate.

A reta final não foi diferente, com o Nacional a ter mais duas oportunidades: aos88, Patrick Sequeira voltou a fazer nova grande defesa, após cabeceamento de José Gomes. Aos 89 é Matheus Dias a falhar, num desvio para fora após primeiro toque de José Gomes. Incrível a quantidade de oportunidades perdidas pelo Nacional.

A formação de João Pereira ascendeu, provisoriamente, ao oitavo lugar, com 11 pontos, enquanto o conjunto insular manteve-se com cinco, em 17.º e penúltimo.