No programa Universo Porto, do Porto Canal, Francisco J. Marques, diretor de comuninicação do FC Porto, voltou a revelar novos emails, desta feita entre Nuno Cabral, antigo árbitro de terceira categoria e delegado da Liga, e Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD do Benfica.

"A 19 de fevereiro de 2016, Eva Mendes enviou um email para Paulo Gonçalves, não tinha texto, mas tinha um anexo que era o relatório de observação do árbitro no Moreirense-Belenenses, João Pinheiro, que teve nota de 2.3. Mas a consulta de outros emails permite reconstituir. O relatório deu uma nota muito insatisfatória ao desempenho do João Pinheiro e a Eva Mendes envia isto para Paulo Gonçalves. Em março, João Pinheiro envia para o Nuno Cabral um email sem texto, mas que traz em anexo o processo 56, o recurso pela nota, porque achava que foi mal avaliado e devia passar para 3.4, que é bom. A Eva Mendes envia para o Paulo Gonçalves novamente. A comissão de análise na sua revisão formal, manteve a nota", começou por revelar, em declarações citadas pela edição online do jornal O Jogo.

"A Eva Mendes não é nem mais nem menos do que um alter ego do Nuno Cabral. Como é possível que um árbitro da I Liga esteja a utilizar o Nuno Cabral como intermediário para fazer chegar isto ao Benfica? Fica mais uma vez visível que o Nuno Cabral é um intermediário das comunicações entre João Pinheiro e Paulo Gonçalves. A federação não pode continuar de braços cruzados. Quando revelámos a identidade do Franck Vargas, o Conselho de Arbitragem percebeu quem é que lhe andava a mandar emails. São coisas recentes e graves. Quantos jogos foram arbitrados pelo João Pinheiro? Mas o que interessa é saber porque é que ele envia para o Paulo Gonçalves o relatório do observador. Porque é que vai obter essa ajuda a um clube que compete. Todos os emails que o Nuno Cabral recebe envia-os para o Paulo Gonçalves. Há uma matriz terrível, o Benfica não pode fingir que nada se passa. Não está em causa o desempenho ou honorabilidade de João Pinheiro. Por que é que isto acontece? Por que é que ele envia para o Paulo Gonçalves o relatório do observador? É muito estranho. Todos os emails que o João Pinheiro envia para o Nuno Cabral, ele envia para Paulo Gonçalves. Isto carece de uma explicação plausível e séria", acrescentou.