A revista 'Sábado' dá a conhecer, esta terça-feira, novas informações relacionadas como o caso dos emails, mencionando a existência de uma "rede de influência" do Benfica sobre estruturas de decisão do futebol para influenciar a arbitragem em Portugal.

De acordo com esta publicação, terá sido este o motivo para as recentes buscas da PJ NA Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e Pedro Guerra.

"Os factos sob investigação respeitam à suspeita da actuação de responsáveis do SLB-SAD, que, em conluio com personalidades do mundo do futebol e da arbitragem, procurarão exercer pressão e influência junto de responsáveis da arbitragem e outras estruturas de decisão do futebol nacional, tendo em vista influir na nomeação e classificação de árbitros nesse âmbito", refere o documento da juíza Margarida Gaspar, do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, que autorizou essas mesmas buscas.

A magistrada fala na existência de "novos elementos probatórios" e considera "adensadas as suspeitas" da prática de eventuais crimes de corrupção desportiva activa e passiva.

A Unidade Nacional Contra a Corrupção da Polícia Judiciária estará também a investigar as ligações entre os responsáveis do Benfica e diversos dirigentes da estrutura do futebol nacional, que envolvem, por exemplo, a oferta de uma viagem na comitiva benfiquista para a final da Liga Europa contra o Sevilha, em 2014, que os espanhóis viriam a ganhar.

Num email de 5 de maio de 2014, Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD do Benfica, "sugere alguns nomes para acompanhar a equipa naquela final", que de "alguma maneira ajudaram a alcançar" esse objetivo ou "ajudado o SLB no passado". Entre essas nomes estão Andreia Couto, funcionária da Liga, Nuno Cabral, antigo delegado da Liga, e Emídio Fidalgo, responsável pela nomeação dos delegados da Liga.

A 'Sábado' dá ainda conta de outros emails relacionados com pedidos de bilhetes, exemplificando com uma mensagem de 22 de outubro de 2015, enviada por Paulo Gonçalves a Luís Filipe Vieira. "Presi, o juiz conselheiro Herculano Lima solicita 4 convites para o jogo, que são para a filha. É bom que os peça... e é importante que nós os concedemos, quiçá com o acesso ao lounge". Perante isto, Vieira terá respondido: "Fala com a Ana para arranjar bons lugares com acesso ao restaurante".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.