O Rio Ave, da I Liga de futebol, começou hoje a preparação da nova temporada, com um dia dedicado a exames médicos e em que o destaque foi a presença dos reforços Cássio e Pedro Moreira.

O guarda-redes Cássio (ex-Arouca) foi já oficializado como reforço dos vila-condenses, tendo assinado um compromisso válido por duas temporadas, enquanto que o médio Pedro Moreira (ex-FC Porto B), apesar de não ter sido apresentado, vai jogar no Rio Ave no próximo ano por empréstimo dos "dragões".

O guardião brasileiro, de 33 anos, que completa a sétima época consecutiva em Portugal, confessou que foi seduzido pelo "projeto ambicioso do Rio Ave", apesar de ter tido um convite para regressar a Paços de Ferreira, onde jogou cinco anos.

"Esteve em cima da mesa o regresso a Paços, mas, pelo projeto ambicioso que o Rio Ave me apresentou e pela possibilidade de jogar nas competições europeias, tomei esta opção", afirmou Cássio.

O brasileiro disse "estar feliz pela escolha e ansioso pelo inicio dos trabalhos", garantindo que terá de trabalhar para poder conquistar a titularidade na baliza do Rio Ave.

"Em nenhum momento me foi dito que o lugar é meu. O clube fez uma temporada notável o ano passado, e quem esteve na baliza [o também brasileiro Ederson] fez uma boa época. Clube sai a ganhar com uma disputa saudável pela posição", considerou.

Porta-voz das ambições do grupo de trabalho para a nova temporada foi o capitão de equipa Tarantini, que decidiu traçar como objetivo principal "fazer uma época tranquila e com a ambição possível".

"Os objetivos serão os mesmos das épocas anteriores na I Liga. Manter esta estabilidade no campeonato, embora com responsabilidades acrescidas, nomeadamente com a participação Liga Europa, na qual queremos chegar à fase de grupos, e com a disputa da Supertaça [frente ao Benfica]".

Apesar da boa carreira da equipa na época passada, com a presença nas finais da Taça da Liga e Taça de Portugal, o experiente jogador não quer colocar a fasquia elevada para esta nova temporada.

"Temos de estar cientes das dificuldades, e pode ser prejudicial para nós termos uma fasquia demasiado elevada. Com calma, e na linha do que já habituamos os nossos adeptos, vamos trabalhar, com objetivo firmes, que nos darão também responsabilidade de conseguir o melhor possível", vincou Tarantini.

Neste regresso ao trabalho, os jogadores foram divididos por grupos para efetuarem várias baterias de exames médicos e físicos, tanto no estádio como em clínicas da cidade.

Não foi, por isso, possível, vislumbrar a totalidade do grupo, embora tenha marcado presença o defesa central Marcelo, que vai deixar o clube, assim como vários jogadores que na época passada estiveram emprestados a outros clubes, nomeadamente o extremo Esmael Gonçalves.

Ainda com muitas indefinições em relação ao desenho final do plantel, sobretudo no que diz respeito a reforços, os atletas vão continuar na terça-feira a realizar exames.

Na quarta-feira, o grupo vai concentrar-se em estágio num hotel da cidade, com os treinos a realizarem-se no Complexo Desportivo de Fão, em Esposende, uma vez que o relvado do estádio dos Arcos está em profunda remodelação.

Para sábado, igualmente em Fão, está previsto o primeiro ensaio da nova época, com um jogo treino frente uma seleção de jogadores dos campeonatos de futebol popular de Vila do Conde.