Em 212 jogos oficiais, para o “nacional”, Taça de Portugal, Supertaça e o “desaparecido” Campeonato de Portugal, os “dragões” somam 80 triunfos, contra 79 das “águias”, num “duelo” que terminou empatado em 53 ocasiões.

Apesar desta ligeira desvantagem, o Benfica continua a liderar nos golos marcados em clássicos, com 345 tentos, contra 307 dos portistas, desvanecendo o domínio “encarnado”, que no final da época 1983/84 somavam mais 17 triunfos (61 contra 44) e 70 golos marcados (275-205).

A visita do FC Porto ao reduto “encarnado”, que vai ocorrer pela centésima vez, resultou em 56 vitórias para o Benfica, que marcaram, nestes encontros, mais de o dobro dos golos dos visitantes, 212 contra 98.

Em Lisboa, os “dragões” levaram a melhor por 17 vezes frente às “águias”, com quem empataram em 26 ocasiões.

No novo milénio, a supremacia do FC Porto acentuou-se, com 11 vitórias contra apenas quatro dos “encarnados”, apesar dos dois empates (1-1) registados na época passada.

No campeonato nacional, a prova mais importante do calendário português, os “azuis e brancos” somam já mais cinco triunfos (57 contra 52), sendo que o seu domínio passa pelos jogos caseiros, pois fora contabilizam as mesmas 12 vitórias do Benfica.

Os “dragões” dominam ainda, e claramente, na Supertaça, com 12 triunfos contra cinco, e, de forma residual, no Campeonato de Portugal, prova em que lograram mais uma vitória.

A única excepção é, assim, a Taça de Portugal, competição em que o Benfica reina de forma avassaladora, com 19 vitórias e apenas sete desaires (68-36 em golos), muito por culpa das finais, já que os “encarnados” venceram oito das nove disputadas, uma delas nas Antas.

Domingo, no 151.º jogo entre as duas equipas para o campeonato, o Benfica, no novo Estádio da Luz, onde apenas ganhou por uma vez (1-0 em 2005/2006), vai ter a oportunidade de igualar o FC Porto no número de triunfos (80).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.