Os minutos de compensação do jogo entre o Sporting e o Moreirense foram dignos de um filme de ação. Os Leões estiveram perto de empatar com o último classificado, mas o golo de Gelson Martins, aos 92 minutos, acabou por dar a vitória à equipa de Jorge Jesus.

Num gesto premeditado, o internacional português acabou por tirar a camisola para demonstrar o seu apoio ao amigo Rúben Semedo, ele que está em prisão preventiva em Espanha desde a última quinta-feira, depois de ter sido ouvido pela juíza por ser suspeito de ter, juntamente com outras duas pessoas, sequestrado um homem, a quem, sob ameaça com uma pistola, retiraram as chaves do apartamento, de onde roubaram dinheiro e objetos. Na camisola de Gelson podia ler-se a seguinte mensagem em crioulo: “Cu Bo Ti Fim de Mundo RS35 [Contigo até ao fim do mundo].

Veja o momento do golo de Gelson

Esse gesto de apoio acabou por ser um pesadelo para Jorge Jesus, uma vez que Martins acabou por ver o segundo cartão amarelo e consequente expulsão, o que o deixa de fora do clássico contra o FC Porto - agendado para sexta-feira (20h30) no Estádio do Dragão.

No final do jogo, Jorge Jesus explicou que o extremo leonino emocionou-se ao dedicar o golo ao amigo. No entanto, o técnico do Sporting não deixou de frisar que não poderá contar com o jogador no Dragão, e mostrou-se desagradado: “Emocionou-se. Tem no coração o Rúben Semedo. Quis oferecer-lhe o golo e na sexta-feira vai para a bancada para junto do Rúben Semedo…”

Veja as declarações de Jesus após o jogo

E Jorge Jesus tem motivos sérios para ficar chateado, mesmo que esta tenha sido a primeira expulsão de Gelson, ele que está a fazer a melhor temporada a nível de golos, tendo apontado 11 tentos. Se olharmos para as outras 23 jornadas da I Liga, observamos que o jogador teve influência direta em mais quatro resultados dos Leões.

Gelson Martins marcou os golos que deram a vitória ao Sporting nas partidas contra o Desportivo das Aves (0-2 na 1ª jornada), Estoril-Praia (2-1 na 4ª jornada), Paços de Ferreira (1-2 na 12.ª jornada) e Benfica (1-1 na 16ª jornada) e agora Moreirense (1-0 na 24.ª jornada).

O líder FC Porto e o perseguidor Sporting jogam na sexta-feira (20h30) uma cartada decisiva na luta pelo título português. Com cinco pontos de vantagem sobre os rivais lisboetas, a equipa portuense dispõe de uma margem de segurança que falta aos ‘leões’, aos quais, até um empate pode ser comprometedor para a concretização do grande objetivo de voltar a sagrar-se campeão, o que já não acontece desde 2002.

Um triunfo no Estádio do Dragão relançará a candidatura ‘leonina’, mas para isso a equipa treinada por Jorge Jesus terá de ultrapassar a possível ausência do seu melhor marcador, o holandês Bas Dost, autor de 20 golos na prova, lesionado, e de Gelson, o seu elemento mais criativo, suspenso.