O FC Porto e o Sporting discutem esta noite a liderança da Primeira Liga num jogo relativo à oitava jornada. O encontro em Alvalade encontra os rivais com diferentes estados de espírito.
A equipa portuense detém dois pontos de vantagem sobre o rival lisboeta, graças a um percurso 100% vitorioso nos sete encontros que já disputou na competição, que o Sporting também apresentaria se não tivesse empatado na ronda anterior, no estádio do Moreirense (1-1).
O ‘balão’ do Sporting esvaziou um pouco nas últimas semanas, período em que averbou três jogos consecutivos sem vencer: além do empate em Moreira de Cónegos, ficou-se por um ‘nulo’ na receção ao Marítimo, para a Taça da Liga, e perdeu em casa por 1-0, com o FC Barcelona, para a Liga dos Campeões.
O FC Porto vai entrar no relvado do Estádio José Alvalade no zénite da sua curta temporada, após a vitória categórica (3-0) no Mónaco, campeão francês, para a Liga dos Campeões.
Têm a palavra os técnicos:
Jorge Jesus, treinador do Sporting:
“Gosto muito do Sérgio, sou muito amigo dele. No futebol não há certezas absolutas, existe é confiança. A equipa do Sporting tem convicção. O Sérgio pensa como eu, que tem uma equipa para vir a Lisboa e vencer o Sporting. Está a fazer um excelente trabalho e espero que amanhã seja um jogo com qualidade e que o Sporting vença”
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto:
“Em todos os clássicos e difícil atribuir favoritismos. Quem joga em casa tem uma percentagemzinha a mais por ter os adeptos a puxar pela equipa. Há muita equipas que sentem desconforto por jogar fora, mas eu quero que seja uma motivação extra jogar na casa do inimigo. Não temos de ser arrogantes porque estamos perante uma grande equipa, mas vamos aparecer desinibidos”
Confronto histórico com igualdade de triunfos
Em vésperas da 226.ª partida oficial entre os dois clubes, o histórico de confrontos regista uma igualdade de vitórias para cada lado (81, com 63 empates), mas, para o campeonato, em Alvalade, o balanço é claramente favorável ao Sporting, que venceu 45 jogos, empatou 19 e perdeu 19. O FC Porto não sabe o que é vencer em Alvalade há oito anos. Jesualdo Ferreira foi o último técnico a alcançar o feito.
O jogo entre o Sporting (com 19 pontos) e o líder FC Porto (21 pontos) realiza-se hoje no Estádio José Alvalade, em Lisboa. A bola começa a rolar com às 19h15 horas, com arbitragem de Carlos Xistra.
Comentários