Os recentes desenvolvimentos em torno da negociação por Fábio Coentrão podem abalar as relações institucionais e comerciais entre Benfica e Real Madrid, que atingiram o seu ponto alto com a transferência do futebolista argentino Di Maria em 2010.

Os dois emblemas mantiveram nas últimas temporadas um relacionamento que resultou em trocas de jogadores e transferências por valores consideráveis, com vantagem financeira para o Benfica.

A primeira transacção deste século entre os dois clubes aconteceu com Javier Balboa, um espanhol nascido na Guiné Equatorial, que não chegou a vingar, apesar de ter custado quatro milhões de euros, conforme informação à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, de 25 de Junho de 2008.

Um ano e um dia depois, o Benfica anunciou, pela mesma via, a contratação do argentino Javier Saviola ao Real Madrid, por cinco milhões de euros, este com mais sucesso desportivo, pois trata-se de um titular indiscutível desde então.

Cerca de um mês depois, a 21 de Julho de 2009, transferia-se do clube “merengue” o espanhol Javi Garcia, por sete milhões de euros, e com o mesmo sucesso que o colega argentino.

No início de Agosto de 2010, os “encarnados” desembolsaram seis milhões para garantir Rodrigo Moreno, um jovem avançado brasileiro (tinha 19 anos à altura da transferência) que foi depois emprestado aos ingleses do Bolton.

Mas em Junho desse ano, dois meses antes, o circuito de transferências entre os dois clubes já se havia invertido, com a contratação de Di Maria por 25 milhões de euros, num acordo que previa o acrescento de duas componentes variáveis num total cinco milhões de euros, indexadas à utilização do jogador, e de seis milhões, dependentes do seu desempenho desportivo.

Em termos de balança comercial, o Benfica fez quatro aquisições no valor de 22 milhões de euros, ao passo que a transferência de Di Maria já terá rendido quase 30 milhões aos “encarnados”.

As "águias" já tinham em 1999 negociado com os "merengues", quando receberam sob empréstimo o avançado espanhol Tote, que não vingou no clube da Luz.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.