Artur Soares Dias é o árbitro escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para dirigir o clássico deste domingo entre o FC Porto e o Sporting, o jogo grande da 23ª jornada do campeonato. Longe de ser um inexperiente nesta matéria, este duelo será o sétimo jogo entre ‘grandes’ para o juiz da AF Porto.

Filho do antigo árbitro Manuel Soares Dias, Artur, de 35 anos, é já um dos melhores árbitros portugueses da atualidade, tendo a sua carreira na 1ª categoria começado em 2004, com as insígnias de internacional FIFA a chegarem em 2010. Diretor de serviços de profissão fora dos relvados, Artur Soares Dias já esteve presente em 13 encontros no presente campeonato, apitando leões e dragões ao longo deste percurso.

Com efeito, o juiz já arbitrou três jogos dos leões, com o saldo de duas vitórias (3-0, V. Setúbal e Estoril, 3-0) e um empate (1-1, Académica) para o clube de Alvalade. Por outro lado, dirigiu também dois desafios dos dragões, nos quais se registaram um empate (2-2, Estoril) e um triunfo (1-3, Penafiel).

Quanto aos clássicos no seu currículo, Artur Soares Dias arbitrou já seis jogos, dos quais apenas dois foram entre FC Porto e Sporting, tendo os dragões vencido sempre. O mais recente ocorreu em 2013/14, com os azuis e brancos a receberem e vencerem os leões por 3-1, no jogo da oitava jornada, disputado a 27 de outubro de 2013. O primeiro embate com estes dois rivais aconteceu na época 2010/11, na qual o Sporting visitou o FC Porto e perdeu por 3-2, em partida referente à 27ª ronda, realizada a 17 de abril de 2011.

O clássico entre FC Porto e Sporting, referente à 23ª jornada da Liga, está agendado para este domingo, às 19h15, no Estádio do Dragão.