José Fernando Rio anunciou, este domingo, a sua candidatura à presidência do FC Porto, cujas eleições terão lugar no mês de abril.

Licenciado em direito e comentador no Porto Canal, revelou que irá apresentar formalmente a candidatura às eleições do FC Porto durante a próxima semana.

O comentador do Porto Canal fez o anúncio desta candidatura durante o programa 'Trio de Ataque', da RTP3 e frisou que se trata de "uma questão de portismo"

No seu anúncio, José Fernando Rio começou por explicar que "esta é uma candidatura pelo FC Porto, não é contra ninguém", garantindo que tem "uma equipa fantástica de sócios" e "um programa ambicioso".

"O FC Porto precisa de uma mudança na liderança, que permita mudar esta página, que permita virar esta página, modernizar o clube e levá-lo saudável para o futuro. [...] Precisa de ser discutido, de ideias e pessoas novas. Nem tudo o que está para trás foi mal feito, mas as coisas pioraram e agudizaram-se nos últimos tempos. Candidato-me pelo FC Porto e não contra ninguém. Um FC Porto de contas saudáveis, com ambição e competitividade desportiva e que no futuro possa ser cada vez melhor, voltar à hegemonia do futebol português, às finais internacionais e ter uma vida saudável e de contas certas", explicou ainda José Fernando Rio.

Esta candidatura surge 24 horas depois de o FC Porto ter divulgado que teve um prejuízo de cerca de 51,9 milhões de euros no primeiro semestre de 2019/2020. Um valor que se explica, em parte, pela não entrada do clube na fase de grupos da Liga dos Campeões.

A assembleia geral eleitoral para os órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2020/2024 realiza-se em 18 de abril de 2020, na sede social do clube, entre as 10:00 e 19:00, e as candidaturas devem ser apresentadas até 30 dias antes das eleições, ou seja, 19 de março.

As listas para a Mesa da Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal e Disciplinar deverão ser unitárias, sendo necessário que integrem os nomes dos respetivos presidentes e sejam propostas por, pelo menos, 300 associados.

O FC Porto é presidido desde 1982 por Jorge Nuno Pinto da Costa, que, aos 82 anos, poderá recandidatar-se ao 15.º mandato.

José Fernando Rio é o primeiro candidato contra Pinto da Costa, presidente do FC Porto há 38 anos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.