Numa altura em que faltam três meses para a edição 2015/16 da I Liga terminar, o SAPO Desporto faz uma retrospetiva de como estava o nosso campeonato há um ano.

No ano passado, à entrada para a 23.ª jornada, o Benfica liderava a tabela classificativa com 56 pontos. A equipa encarnada, então liderada por Jorge Jesus contava com 56 pontos, totalizando 18 vitórias, dois empates e duas derrotas. Os encarnados contavam ainda com 51 golos marcados e 10 sofridos.

Agora, na presente edição do campeonato português, a equipa comandada por Rui Vitória tem 52 pontos, ou seja, menos quatro do que na temporada passada, totalizando 17 vitórias, um empate e quatro derrotas. Quanto a golos, o Benfica marcou mais (60) mas também sofreu mais (16).

O Sporting, atual líder da I Liga, está claramente melhor do que na época passada. Os Leões de Jesus contam com 55 pontos, em 17 triunfos, quatro empates e uma derrota. Os verdes e brancos já marcaram por 47 vezes e viram 14 golos entrar na sua baliza.

Há um ano, o emblema de Alvalade, comandado por Marco Silva, tinha 47 pontos e estava na terceira posição, somando 13 vitórias, oito empates e uma derrota. O Sporting registava 42 golos marcados e 17 sofridos.

Quanto ao FC Porto, atual terceiro classificado (quando há um ano era o segundo), soma agora 49 pontos, num registo de 15 vitórias, quatro empates e três derrotas. Os Dragões têm 43 golos marcados e 15 sofridos. Recorde-se que dos ‘três grandes’, o FC Porto foi o único que mudou o treinador a meio da época, entrado José Peseiro para lugar de Julen Lopetegui.

Na época passada, os azuis e brancos somavam mais três pontos (52) dos que têm agora, com 16 triunfos, quatro empates e duas derrotas, tendo marcado por 42 vezes e sofrido 17 golos.

O SC Braga continua a cimentar a sua posição de ‘quatro grande’, mantendo a mesma posição, tendo apenas menos um ponto do que na época passada. Tal como o seu rival vizinho, o Vitória de Guimarães evoluiu bastante na segunda metade e está agora na mesma quinta posição do que o ano passado. Contudo, há um ano, os vimaranenses tinham mais cinco pontos dos que têm atualmente (32 contra 37).

Há um ano, o Gil Vicente e o Penafiel ocupavam os dois últimos lugares e foram as equipas que acabariam de descer de divisão. A 17 de fevereiro de 2016, esses lugares são ocupados por Académica (19 pontos) e Tondela (10). O União da Madeira, a outra equipa que subiu de divisão esta época, está no 13.ª lugar, com 23 pontos.