Terminou o blackout de Sérgio Conceição e o técnico portista regressou este sábado às conferências de imprensa de jogos do campeonato em antevisão à receção do FC Porto ao Portimonense (domingo, 20h30).

Conceição confirmou a recuperação de Uribe e Eustáquio, mas também referiu as ausências de Diogo Costa, Evanilson, Pepe e João Mário. O técnico fez questão de colocar um ponto final nas declarações que geraram polémica após a eliminação dos Dragões na Liga dos Campeões frente ao Inter de Milão.

Como está a equipa: "Dentro do possível, até pelos vários jogadores que estiveram nas seleções, como os que estão no departamento clínico, trabalhámos da melhor forma. O nosso objetivo amanhã é conseguir os três pontos"

Declarações polémicas de Sérgio Conceição depois do Inter: "Já estava com saudades de estar aqui à vossa frente e digo isto sem qualquer pingo de hipocrisia. Para mim, estas conferências são importantes para falar de futebol. Vocês, como jornalistas, também devem ter reuniões diárias ou semanais com os vossos editores. Mal seria se não as houvessem. Nós, durante a semana, também temos reuniões para ir falando sobre os problemas que vão surgindo. O que disse no final do jogo do Inter foram afirmações factuais. Disse que tinham de dar valor à equipa porque somos detentores dos últimos quatro títulos nacionais. Não desvalorizei ninguém, pelo contrário. Falei da formação: foi de onde saíram o Vitinha e o Fábio Vieira ou o João Félix, se não falarmos só dos nossos. Provavelmente o Gonçalo Ramos e o Diogo Costa também serão vendidos num futuro próximo. Eu falei do mercado nacional, de onde vieram jogadores extremamente interessantes como o Taremi, o Toni Martínez, o Eustaquio, o Zaidu, o Fábio Cardoso. O Sporting tem o Pote, o Nuno Santos. Acho que não disse nada de mal. O que eu disse era um facto. Depois, pegam nas minhas declarações e dizem que é um recado, porque convém a alguma imprensa. Pegaram por onde quiseram"

Constantes notícias da saída de Sérgio Conceição: "Eu presumo que seja pelo tempo e pelo incómodo que causo em estar aqui. Muitos queriam estar no meu lugar e também incomoda o muito que tenho ganho. O que mais tem sido falado antes do jogo do Portimonense? Do jogo do ano passado, dos 7-0, dos amarelos e dos jogadores que Paulo Sérgio poupou para este encontro. Isso foi o mais falado. Falam daquilo que convém. Não estou a dizer que a culpa é dos comentadores, mas, se calhar, de quem faz as capas dos jornais. Por que não falam da dificuldades que o Portimonense atravessa e do excelente trabalho do Paulo Sérgio? Eu e o presidente do FC Porto temos ganho muitas vezes, não tantas como queríamos, e talvez seja isso que faça confusão"

Perseguição pela imprensa: "Não. Mal seria. Quando eu achar que a maior parte das pessoas dizem bem, aí desconfio e penso que estou para ir embora do país. Sabemos que há algumas pessoas direcionadas para um lado e outras para outro. Também compreendo, que como clube grande, e maior clube em Portugal, se fale da forma que se fale"

Possível renovação: "O meu cenário é o jogo de amanhã. Nós não sabemos o que vai acontecer. Vamos rumar todos no mesmo sentido e fazer contas. Eu também, muitas das vezes, também não sou agradável nas minhas conversas"

Análise à época caso conquiste apenas as duas Taças: "Uma época razoável. O nosso principal objetivo é o campeonato. Contra o Inter, a exibição foi melhor que o resultado e podíamos perfeitamente ter seguido em frente. Nunca foi motivo de festa dizer que chegámos aos oitavos de final ou aos quartos de final da Liga dos Campeões. E atenção que isto não é indireta para ninguém. O Benfica está de parabéns por ter chegado aos ‘quartos’ da Champions. Estou a dizer é que não é motivo de festa para nós. Queremos chegar é a fase das decisões e dos títulos. Trabalhamos para isso"

Jogadores mais cautelosos por causa do risco de falharem o clássico: "Deus me livre, isso não se faz. Se eu dissesse para jogarem com controlo emocional... O jogo é feito de paixão, de momentos em que se mete o pé e não se pensa. Fui jogador e sei como isso é. Não faço isso. Se tiverem de levar amarelo, levam amarelo. Temos é de pensar que a nossa I e II Ligas são das que levam mais cartões. Não estou a alertar para nada. O jogo é assim mesmo. Eu já tenho alguns problemas de jogadores a nível físico, se penso em tirar um ou outro tenho de ir buscar meia equipa B. Também estão disponíveis, são profissionais do clube, e se calhar até podem estar na folha dos 20. O Pepe está 'à bica' e não é por poupá-lo, é porque fisicamente não está bem. Diogo Costa também está fora, Evanilson também, João Mário também. Há vários problemas nesse sentido. Estão disponíveis os que estão disponíveis e vão dar mil por cento. Nunca me vão ouvir a dizer que não ganhámos por faltar aquele ou o outro"

Uribe e Eustáquio: "Estão aptos, sim. Estivemos em permanente comunicação com as seleções, temos os dados de todos os jogos que fizeram. Estão disponíveis para amanhã, sim"

Equipa não marca golos: "Faltou a eficácia. Estou a lembrar-me de alguns jogos, e tanto em Braga como frente ao Inter no Dragão, e com a quantidade de ocasiões criadas não merecíamos acabar com zero golos marcados. É verdade que não sofremos, mas isso custou-nos pontos e uma eliminatória. Estamos aqui para lutar até ao final"

A receção do FC Porto ao Portimonense também se joga aqui no SAPO Desporto. Acompanhe o jogo, AO MINUTO!