Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, analisou o clássico contra o Benfica a contar para a 27.ª jornada da I Liga.

O técnico considera que a equipa não deve olhar para SC Braga e Sporting, mas sim focar-se na missão que terá pela frente no estádio da Luz.

"Se nós caminhamos e estamos constantemente a olhar para trás, corremos o risco de tropeçar. É preciso avaliar, sim, a capacidade do Braga e do Sporting, que vêm atrás. Mas nós, FC Porto, temos de olhar para a frente. Essa pressão faz parte. Este é o discurso que tenho com os meus jogadores. Era bom trazer um atleta para isso, além de que me aliviavam três ou quatro questões".

Sobre a confiança da equipa: "A confiança não advém dos últimos resultados contra essa equipa. Não vem daí. A confiança vem do nosso trabalho diário e do que fazemos. Não trabalhamos para ganhar confiança. Defrontar o Benfica é como defrontar outro adversário qualquer que já defrontamos esta época e vamos continuar a defrontar nas nossas vidas desportivas".

Trata-se de um jogo decisivo? "Os jogos são todos decisivos e ganham essa força a partir do momento em que ficam a faltar sete depois deste. Se ganharmos na Luz e perdermos o jogo a seguir, ficará difícil na mesma. São jogos de seis pontos. Podemos sair do Estádio da Luz com menos 13 ou a sete do Benfica, ou com a mesma diferença, como estamos agora. O que queremos é ganhar o jogo e somar três pontos importantes e não deixar que o adversário os ganhe."

Ponto de situação sobre os lesionados: "Independentemente dessas situações e condicionantes há sempre forma de trabalhar, nem que seja um lançamento de linha lateral. Não preciso que eles estejam no máximo a nível físico para treinar algumas situações, mas obviamente que queria toda a gente disponível e que, os lesionados, tivessem o ritmo competitivo de outros. Podemos contar com o Pepe amanhã, mas o Pepe está sem competir há um mês e isso pode fazer a diferença. Confio em toda a gente que trabalha aqui, nas pessoas que fazem a transição de uma fase final de uma lesão para a integração na equipa, mas o jogo é o jogo e é diferente dos treinos. Não estaremos no máximo, mas volto a dizer que nunca utilizei isso como desculpa e não o vou fazer hoje também, mesmo sabendo que à medida que vamos caminhando para o final, os jogos ganham outra dimensão".

Quem vai estar disponível amanhã: "Vamos até à última. O Diogo Costa parece-me bem melhor e o Pepe também. O Evanilson não sabemos mesmo, temos de esperar umas horas. João Mário com alguma dificuldade, Zaidu parece-me um pouco melhor. O Pepe e o Diogo Costa penso que estarão a 100% para irem a jogo".