Rui Vitória entra na quarta época ao serviço do Vitória de Guimarães. O técnico de 44 anos volta a ter uma tarefa complicada em mãos, o de formar um plantel que lhe permite sonhar com um apuramento para as competições europeias. A crise financeira que se vive pelos lados do Minho tem limitado e muito o trabalho do treinador que, a cada ano, tem de valorizar jogadores que depois são vendidos para gerar mais-valias.

Para a temporada 2014/2015, Rui Vitória volta a debater-se com a saída de vários jogadores nucleares do plantel, pelo que terá de arranjar soluções para formar uma equipa capaz de lutar pelos objetivos dos vimaranenses.

O clube rescindiu com o avançado Moussa Maazou que foi para o Marítimo, André Santos foi vendido ao Balikerirspor da Turquia, David Addy saiu para o Waasland-Beveren da Bélgica, Leonel Olímpio para o Sheriff da Moldávia, Paulo Oliveira para o Sporting e Marco Matias mudou-se o Nacional da Madeira. São seis titulares que abandonam o D. Afonso Henriques, o que irá complicar a muito a tarefa do técnico natural de Vila Franca de Xira que ainda poderá perder Barrientos.

Os minhotos fizeram uma dezena de contratações, onde se destaca o regresso do defesa central Rodrigo Defendi. O clube foi buscar o extremo David Caiado ao futebol ucraniano e João Afonso ao Benfica e Castelo Branco, os únicos portugueses a entrarem no Minho. Destaque ainda para as chegadas de Alvin Arrondel, ex-PSG, Bakary Saré, ex-CFR Cluj e Filip Knezevic, ex-Partizan de Belgrado. Mas a grande esperança é o extremo húngaro Benjámin Balázs.

Da época passada sobram alguns elementos importantes como o guarda-redes Douglas, o defesa Moreno, os médios André André e Nii Plange e o avançado Tomané.

O treinador terá de refazer a defesa, arranjar elementos para o meio-campo, sendo que o ataque é o sector que merece mais atenção já que não sobra qualquer jogador dos titulares da época passada.

Na pré-época o Vitória de Guimarães venceu três, empatou um e perdeu dois dos seis encontros amigáveis realizados. As derrotas foram com o Rio Ave e o Compostela de Espanha.

A equipa minhota inicia a Liga 2014/2015 fora, defrontando o Gil Vicente no Estádio Municipal de Barcelos.

Entradas: Rodrigo Defendi (Vitória da Bahia), David Caiado (SC Tavriya), Adama Traoré (Melbourne Victory), João Afonso (Benfica Castelo Branco), Benjámin Balázs (Kaposvár), Filip Knezeevic (Partizan de Belgrado), Gui (Sp. Covilhã), Alvin Arrondel (PSG), Bakary Saré (Cluj).

Saídas: David Addy (Waasland-Beveren da Bélgica), Paulo Oliveira (Sporting), Loenel Olímpio (Sheriff da Moldávia), Obama (Bragança), Gonçalo (Bragança), Maurício, (Vizela), Jona (Cádiz), Marco Matias (Nacional da Madeira), André Santos (Balikesirspor da Turquia), Henrique Vieira (Maria da Fonte), João Calais (Merelinense) Moussa Maazou (Marítimo), Barrientos.