O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um inquérito para tentar apurar possíveis indícios de infrações disciplinares no Marítimo - Benfica, da 33.ª jrnada da I Liga 2015/2016.

Diz o comunicado da FPF, divulgado esta sexta-feira, que "instaurado processo de inquérito, por decisão do presidente do CD, tendo por base notícias relacionadas com denúncias de eventuais tentativas de aliciamento de jogadores".

A investigação será dirigida pela Comissão de Instrutores da Liga que depois irão decidir se o remetem para o Conselho de Disciplina.

Este procedimento foi o mesmo aplicado no 'Caso dos e-mails' e na 'Operação cashball'.

Na quarta-feira a SIC avançou, numa reportagem, que três jogadores do Marítimo terão sido aliciados por empresários, que diziam estar em nome do Benfica, para perderem com os 'encarnados'. No jogo em questão, o Benfica venceu por 2-0, depois de ter jogado com menos um jogador desde o minuto 36.

Um dos três futebolistas que terá sido contactado por César Boaventura, empresário de Lisandro López, do Benfica, disse à SIC que o empresário lhe ofereceu um contrato bom com o clube 'encarnado' caso as coisas corressem bem para o Benfica.

Ainda na mesma peça é falado o nome de Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, que terá sido um dos representes do Benfica no encontro com os jogadores.

Na mesma peça, um dos futebolistas, que falou sob anonimato, disse que o plante do Marítimo recebeu um incentivo do Sporting caso os madeirenses tirassem pontos ao Benfica. Ao todo seriam 400 euros a dividir por todos, o que daria 13 mil euros para cada jogador. O jogador em questão referiu que esta oferta suscitou reações "atípicas e que houve misto de emoções". "Eu fiquei super contente mas senti que da parte de alguns não houve euforia."

De recordar que no jogo em questão o Benfica venceu por 2-0, com golos de Mitroglou aos 48 minutos e Talisca aos 83. Os 'encarnados' jogavam com menos um desde os 37 minutos, após a expulsão de Renato Sanches, por duplo amarelo. O Benfica viria a vencer o título com 88 pontos, mais dois que o Sporting.

O Benfica já veio a público negar, de forma categórica, qualquer envolvimento em casos de aliciamentos de jogadores. Também César Boaventura negou que o Benfica o tenha pedido para aliciar jogadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.