O Conselho de Presidentes (CP) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) reúne sexta-feira pela primeira vez, no Porto, para eleger os seus vice-presidentes, um representante da Liga e outro da Liga de Honra.
O CP é um órgão colegial de natureza essencialmente consultiva, que resulta das alterações aos estatutos aprovadas na Assembleia Geral (AG) de 11 de Agosto e que congrega todos os 32 presidentes das Ligas profissionais.
Integram o CP o presidente da Liga, que o dirige com voto de desempate, os clubes ou sociedades desportivas da Liga e da Honra, que irão eleger, respectivamente, um primeiro e um segundo vice-presidente.
Participam nas reuniões do Conselho de Presidentes, sem direito a voto, o presidente da mesa da AG, o secretário geral, que as secretariará, e outras entidades convidadas pelo presidente da LPFP.
Compete ao Conselho de Presidentes, entre outras missões, “emitir pareceres sob os projectos dos regulamentos da LPFP, sobre o plano anual de actividades do organismo e sobre o orçamento”.

O CP emite ainda “pareceres nas matérias respeitantes às atribuições da LPFP nas suas vestes de associação patronal representativa dos clubes e sociedades desportivas de futebol profissional”. O órgão emite também pareceres sobre qualquer questão que lhe seja submetida pelo presidente da LPFP, bem como nomeará um membro para a Comissão de Remunerações e emitir parecer sobre a nomeação e exoneração dos vogais da Comissão Executiva. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.